• Matéria: Geografia
  • Autor: jessikatrindadp8b5oj
  • Perguntado 7 anos atrás

Egito e um país transcontinental, ou seja, apresenta território em dois
continentes. Na parte asiatica, faz limite com Israel, Estado criado pela
ONU em 1947, mas cuja criação foi rejeitada pelos árabes palestinos e por
paises próximos, principalmente o Egito, o que gerou conflitos territoriais
entre as nações. Pesquise informações sobre os conflitos que já aconte-
ceram na região e que envolveram diretamente o Egito nesse contexto.
Depois, registre a seguir.​

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Resposta:

Explicação:

O Egito, ou República Árabe do Egito, é um país localizado ao norte do continente africano, em uma parte que compreende a península do Sinai que parte da Ásia.  

O território desse país faz fronteira a oeste com a Líbia, ao sul com o Sudão e a Leste com a faixa de Gaza e Israel. A língua oficial é o Árabe e sua capital é o Cairo.  

Grande parte da população egípcia concentra-se nas proximidades do rio Nilo, é justamente nas margens do rio que estabelece a única parte do país propícia ao desenvolvimento de culturas agrícolas, as regiões do deserto do Saara são restritamente povoadas. Pelo menos 50% da população desse país habitam os grandes centros urbanos, especialmente a capital Cairo e Alexandria.  

O Egito possui um território que ocupa uma área de cerca de 1 milhão de quilômetro quadrado, esse abriga uma população estimada em 82,9 milhões de pessoas. As principais atividades econômicas do país são a extração de petróleo, principal produto de exportação, além do ferro e fosfato.  

Apesar do pouco desenvolvimento econômico perante as demais nações africanas, o Egito figura como segunda economia do continente, superado somente pela África do Sul. Além dos produtos já citados, o país se destaca na produção de artigos têxteis e alimentícios, outros importantes setores industriais estão ligados à indústria siderúrgica, cimento e petroquímico.  

O parque industrial do Egito se encontra aglomerado na região metropolitana da capital do país, outras áreas que detém parque industrial estão próximas da cidade de Alexandria, zona do Canal de Suez e Assua, no qual o principal produto é o fertilizante.  

Como o capitalismo vem se expandindo, impulsionado pelo processo de globalização, algumas medidas neoliberais têm promovido nos últimos vinte anos uma imensa modificação na economia do país.  

O país em questão foi explorado pelos franceses desde o século XIX até o término da Segunda Guerra Mundial, quando foi concedida a independência política ao Egito e a muitos outros países colônias de metrópoles européias.  


jessikatrindadp8b5oj: Qual o raio de um curculo que tem o seu
perimetro com o mesmo valor absoluto de
sua área ?
respondido por: JosGonza
0

A Guerra Árabe-Israelense de 1973 foi um conflito militar travado pela coalizão de países árabes liderada pelo Egito e Síria contra Israel de 6 a 25 de outubro de 1973.

Conflito no egito

A Guerra do Yom Kippur, a Guerra do Ramadã ou a Guerra de Outubro. Foi um conflito militar travado pela coalizão de países árabes liderada por Egito e Síria contra Israel de 6 a 25 de outubro de 1973. Com exceção de ataques isolados em território israelense em 6 e 9 de outubro, ações militares de combate durante a guerra ocorreram em território árabe, especialmente no Sinai e nas Colinas de Golã. Egito e Síria queriam recapturar o Sinai e as Colinas de Golã, respectivamente. O presidente egípcio Anwar Sadat também queria reabrir o Canal de Suez.

A guerra começou quando a coalizão árabe lançou um ataque surpresa conjunto contra posições israelenses nos territórios conquistados por Israel em Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo, que também ocorreu naquele ano durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã. entrar na Península do Sinai e nas Colinas de Golã, respectivamente, que haviam sido capturadas por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967.

Em 22 de outubro, um cessar-fogo mediado pelas Nações Unidas foi rapidamente desfeito, com cada lado culpando o outro pela violação. Em 24 de outubro, os israelenses melhoraram consideravelmente suas posições e completaram o cerco ao Terceiro Exército egípcio e à cidade de Suez. Como resultado, um segundo cessar-fogo foi imposto cooperativamente em 25 de outubro para encerrar a guerra.

Se você quiser ler mais sobre a história do Egito, você pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/637553

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares