O professor Matheus, ao introduzir, em sua aula de História para o 5º ano do Ensino Fundamental, a cultura indígena, levantou alguns pontos a serem considerados. I. Os indígenas parecem semelhantes, mas existem muitas diferenças entre eles. II. Todos os aspectos da cultura indígena podem variar bastante entre os povos ou, até mesmo, dentro de uma mesma comunidade ao longo do tempo. III. A língua, a forma de organização social e política, os rituais, os mitos, as formas de expressão artística são exemplos de uniformidade entre os indígenas, ou seja, praticam todos igualmente. IV. A diversidade não significa que a cultura dos povos indígenas foi enfraquecida. Isso porque, por mais fortes e enraizadas que sejam as culturas, não permanecem sempre iguais. Entre esses pontos levantados pelo professor Matheus, é correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e IV, apenas.
Respostas
Alternativa 5: I, II e IV, apenas.
Os povos indígenas apresentam semelhanças e diferenciações entre si. Os aspectos de sua cultura possuem variações entre os povos e até mesmo em uma comunidade determinada, no decorrer do tempo.
Os fatores que diferenciam os povos indígenas são a língua, a forma de organização política e social, os mitos, os ritmos, as celebrações artísticas, as moradias, entre outros. Tal diversidade sofre também influência do contato com outras culturas.
Bons estudos!
Resposta:
Acredito que a resposta correta é I, II e IV
Explicação:
A semelhança pode ser o corpo físico de cada um, mas em cada tribo tem comportamentos diferentes, entre outros.
De acordo com a evolução do tempo, as coisas vão se modificando até e ganham novas formas, a exemplo a vestimenta.
A cultura propriamente dita, não fica enfraquecida, pois vem dos seus ancestrais, porem podem ser modificadas e não enfraquecidas.