• Matéria: Pedagogia
  • Autor: americamotospd2fad
  • Perguntado 7 anos atrás

No ano de 1996 aconteceu uma conferência em que o historiador francês François Hartog proferiu a divisão da História em três modos de compreendê-la, assim como o entendimento do papel do historiador. Sobre tais aspectos, leia as afirmativas que seguem:
I. No terceiro modelo o futuro tornou-se mais importante que o presente.
II. O primeiro modelo se propunha a escrever sobre o passado, sem pensar no futuro.
III. O modo clássico ficou conhecido como o primeiro modo ou modelo de abordagem da história.
IV. A história estaria dividida em: a história voltada para o passado, a história teológica voltada para o futuro, e por fim, a história do presente.​

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
28

I, II e III estão corretas.

Como um bom exemplo dos estudos sobre o tempo temos:

A era dos extremos -  o breve século XX é uma das obras mais fantásticas da história moderna, e, um título de grande influência para o mundo. 

Assim, partindo deste ponto e entendendo o legado da obra, vemos que para Hobsbawm ele divide o século XX em duas fases, a pré guerra e o pós guerra e assim passa a destrinchar diversos elementos que aconteceram detalhadamente, mostrando a influência política de cada estado e os acontecimentos que desencadearam sobre esse uso do poder. 


EDUFAEB: III E IV
rogeriamga: III e IV de acordo com o livro Metodologia do Ensino de História pag 140 . Os 3 modos seriam; história voltada para o passado, a história teológica voltada para o futuro e, por fim, a história do presente, afirmação IV. O primeiro modo serio o clássico como se refere a afirmação III.
respondido por: EDUFAEB
73

Resposta: III E IV

Explicação: PGN 140 - 141 LIVRO METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA- UNICESUMAR

Perguntas similares