alguém pode me ajuda a responder essas perguntas aqui?
O Terceiro Setor e o Voluntariado
Talvez a expressão Terceiro Setor não lhe seja muito familiar, no entanto, é possível que você conheça e já tenha participado de algumas das atuações desse segmento social. Mas, afinal, o que é Terceiro Setor? O Terceiro Setor congrega as instituições de interesse público sem fins lucrativos ou ligadas à filantropia, como sociedades de amigos de bairro ou de portadores de necessidades especiais, organizações não governamentais (ONGs), entidades assistenciais, fundações e instituições empresariais que atuam nas áreas social, política, ambiental e econômica. As instituições do Terceiro Setor objetivam a melhoria das condições de vida da população, a defesa dos direitos humanos, o fortalecimento da democracia e a preservação do meio ambiente. O Terceiro Setor é o segmento social que mais cresceu nas últimas décadas, em decorrência de uma limitação crescente do Estado em promover, por exemplo, o bem-estar público ou em atuar na resolução de problemas sociais e ambientais. Nos países subdesenvolvidos, onde a fome, a pobreza, a violência, a poluição e o desmatamentos são questões que exigem soluções urgentes, a presença do Terceiro Setor tem sido marcante. Atualmente, no Brasil existe uma grande parcela de pessoas que atuam voluntariamente no Terceiro Setor, ou seja, espontaneamente e sem remuneração, movidas apenas pelo sentimento solidário em favor de uma causa. Mas, como posso me tornar um voluntário? Muitos jovens vêm se fazendo essa pergunta. E a resposta é: claro que sim. Todos podemos ser voluntários e atuar em prol de uma causa em que acreditamos.
Ler, pensar, compreender e responder:
Ler, pensar, compreender e responder:
1. Quem compõe o Terceiro Setor?
2. Qual é o objetivo das instituições que compõem o Terceiro Setor?
3 O que explica o crescimento do Terceiro Setor nas últimas décadas, especialmente nos países subdesenvolvidos?
4. Você considera importante o trabalho voluntariado? Justifique a sua resposta.
4
Respostas
Resposta:
1) ONG's (Organizações Não Governamentais), Entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e Associações Civis sem fins lucrativos.
2) Tem objetivo de desenvolvimento social, econômico, cultural e politico, no meio em que atuam através da solidariedade social.
3) A globalização e o desenvolvimento tecnológico, além da desigualdade, tem deixado buracos na sociedade. E uma das formas de suprir erros do Estado são as entidades filantrópicas que passaram a crescer bastante ao lango dos anos.
4) Considero importante porque o voluntário é a peça chave para que a organização se desenvolva e acarreta mudanças necessárias. O próprio voluntário obtém o seu crescimento pessoal o que é importante na sua carreira