Para que não ocorra desencontro de informações em relação às condições de entrega e preço das mercadorias no mercado internacional, foram criadas regras que são utilizadas no mundo todo. Essas regras determinam exatamente onde termina a responsabilidade do exportador sobre a carga exportada e onde inicia a responsabilidade do importador.
LOPES, José Carlos de Jesus; BARCZSZ, Silvio Silvestre; ALVES, Yony Brugnolo. Noções de Gestão Financeira e Comércio Exterior no Agronegócio. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa que corresponde ao nome das regras acima descritas:
Alternativas
Alternativa 1:
APEX.
Alternativa 2:
Superávit.
Alternativa 3:
ALICE-Web.
Alternativa 4:
SISCOMEX.
Alternativa 5:
INCOTERMS.
Respostas
A alternativa correta é: Alternativa 5: INCOTERMS.
Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
É relevante referir que as normas determinadas pelos Incoterms só são aplicadas entre exportadores e importadores, não sendo aplicadas às empresas transportadoras, seguradoras e despachantes.
Os Incoterms foram criados para dar resposta ao vários conflitos entre exportadores e importadores, que ocorriam por erros de interpretação nos contratos internacionais.
Espero ter ajudado!