A continuidade e qualidade de um serviço público, programa ou política pública está relacionado com a maneira com que os recursos são geridos e pensados pela administração pública. Dessa maneira, com o objetivo de alcançar os resultados e metas, o Estado Brasileiro tem incentivado as organizações públicas a adotarem cada vez mais o chamado planejamento estratégico. Uma de suas formas é o chamado Planejamento Estratégico Situacional (PES), que é uma ferramenta que potencializa a formulação de políticas públicas e contribui como instrumento de articulação.
STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019.
Face a esse contexto, sobre o Modelo PES e o chamado triângulo do governo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Um dos elementos do triângulo é a governabilidade, que compreende as variáveis que farão parte do processo de planejamento e que podem ser divididas em controladas e não controladas.
Alternativa 2:
O primeiro vértice é chamado de capacidade de governo, que trata do plano de governo sobre seus objetivos enquanto planejador, ou seja, a capacidade do governo de planejar as metas.
Alternativa 3:
A capacidade do governo faz referência ao planejamento e ao controle das variáveis dentro do processo de implementação de objetivos não declarados.
Alternativa 4:
O triângulo do governo é formado pelo programa de controle, capacidade de governo e governabilidade do sistema. Esse último diz respeito a quem planeja, ou seja, a capacidade do governo de criar objetivos.
Alternativa 5:
O triângulo é formado pelo planejamento, pela administração pública e pelo governo. Assim, a inter-relação entre esses aspectos garante a efetividade dos serviços público; quando há planejamento junto ao governo, a administração pública pode atuar de maneira mais efetiva.
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
Resposta:
Alternativa 1:
Um dos elementos do triângulo é a governabilidade, que compreende as variáveis que farão parte do processo de planejamento e que podem ser divididas em controladas e não controladas.
Explicação:
PAG 150 do livro
Conforme aponta Correa et al. (2007), nas palavras de Belchior (1999) e
Silva, Niero e Mazzali (2009), o PES é permeado por três vértices que formam o triângulo do governo: (1) programa de governo, (2) capacidade de governo e (3) a governabilidade do sistema.
Programa de Governo: diz respeito ao planejador, ou seja, o governo, com base nos objetivos, considera as características e restrições relacionadas aos objetivos propostos.
Capacidade de Governo: refere-se à competência do governo na condução dos processos (técnicas, métodos, destrezas, habilidades e experiência dos atores e equipe) para conduzir o processo social a objetivos declarados.
Governabilidade do sistema: compreende as variáveis que farão parte do processo de planejamento e que podem ser divididas em controladas ou não controladas, lembrando que quanto maior o controle sobre as variáveis do sistema, maior é a governabilidade do sistema.