O processo de redemocratização no Brasil pós-ditatura militar teve como símbolo a promulgação da Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã. Dentro das novas preposições, destacam-se a incorporação de mecanismos participativos dos cidadãos nas decisões políticas. Essa ideia também foi incorporada à Administração Pública, a qual passa de administração tradicional para a participativa, tendo como exemplo da inserção dos cidadãos por meio dos orçamentos participativos.
STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante dessa importante transição, assinale a alternativa que descreve corretamente as diferenças entre a administração pública tradicional e a participativa.
Alternativas
Alternativa 1:
Na administração pública tradicional, as prioridades do governo são decididas de maneira descentralizada sem a participação popular.
Alternativa 2:
Com a democratização, na administração pública participativa, a base de sustentação democrática do governo é a cidadania, que se resume unicamente ao voto dos cidadãos.
Alternativa 3:
Apesar das diferenças, o processo decisório tanto na administração pública tradicional quanto na participativa possui a mesma característica de ser tecnocrata, quando os técnicos tomam as decisões.
Alternativa 4:
A melhor forma de resolver conflitos na administração pública participativa é através da barganha no momento em que os cidadãos estão participando das tomadas de decisões. Sendo assim, por meio da barganha, os interesses privados predominam, e isso ajuda na decisão sobre a melhor política.
Alternativa 5:
Uma das principais mudanças da administração pública participativa é a questão da transparência da utilização do dinheiro público, que está relacionado a definição de critérios para essa atividade, uma vez que, na tradicional, a ausência de critérios levava à falta de transparência sobre a atividade administrativa.
Respostas
respondido por:
21
Resposta: Como é feita utilização do dinheiro
público?
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TRADICIONAL
■ Falta de transparência
■ Patrimonialismo
■ Ausência de critérios
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
■ Transparência
■ Otimização
■ Deinição de critérios
Explicação:
respondido por:
21
A alternativa 2 está correta.
Partindo de uma perspectiva social, a função do indivíduo em sociedade, é atuar através de seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania.
Deste modo, uma sociedade bem organizada, corresponde aos benefícios do cidadão, bem como suas obrigações, desde o voto, até as críticas do governo, respeitando o espaço comum entre os quais ele habita, e, respeitando os valores éticos e morais, durante e após sua fase de formação educacional.
ARYEVYLO:
Esse cara (Matheusieti) tá é doido, tá embriagado?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás