• Matéria: História
  • Autor: lanaoliver
  • Perguntado 7 anos atrás

As ‘santidades’ indígenas apropriaram-se não apenas dos signos exteriores, como também da fala dos padres católicos, certos de poder exercer o ministério sacerdotal. […] Trata-se de um exemplo extraordinário da situação simbolicamente ‘híbrida’, na qual a fronteira entre ‘eu’ e ‘outro’ (e, do lado missionário, entre ‘lícito’ e ‘ilícito’) torna-se sutil e confusa”.
Conforme os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre o fenômeno das santidades, é correto afirmar que:

A O fenômeno das santidades envolvia muito mais um aparato de deslocamentos constantes do que ritualismo.

B As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.

C Os pajés-açus, pregadores sedentários, agiam de modo a serem associados aos heróis-civilizadores dos tupis-guaranis.

D Os pajés-açus andavam pelas aldeias contando histórias das mitologias católica e indígena, em meio a cerimônias que envolviam canto e dança, sem ingestão de álcool ou tabaco.

E Nas mitologias dos índios tupis-guaranis, o paraíso terrestre é acessível a qualquer mortal, e possui semelhanças com o paraíso cristão.

Respostas

respondido por: msndomarcos1983
1

Resposta: letra B

Explicação:

As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.

respondido por: williambas
1

Resposta:

Resposta certa é a letra B

Explicação:

As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.

Perguntas similares