Preciso de ajuda neste fórum. não estou entendendo. SOCORRO
Fórum 02 - A problematização das práticas sociais faz com que identifiquemos como o racismo se manifesta no cotidiano de nossas vidas, até chegarmos aos nossos locais de trabalho – a escola. A leitura da realidade brasileira na perspectiva de classe tem predominado, apesar de a maioria afirmar a existência do racismo na sociedade brasileira. Na compreensão da maioria dos educadores as desigualdades sociais é que vão definindo as desigualdades raciais. Vamos percebendo que a leitura predominante de educadores e educadoras é a que coloca nas relações de classe as respostas para as desigualdades. O que se pode perceber é que os projetos políticos pedagógicos que estão em funcionamento nas escolas, mesmo que reproduzam “teoricamente” referenciais mais avançadas do ponto de vista conceitual, continuam falando de homens, mulheres, crianças e jovens genéricos sem raça, etnia, culturas ou classe social(NOGUEIRA; PASSOS; SILVA, 2010, p. 77).
É necessário discutirmos criticamente a multiplicidade de elementos culturais e sociais na educação, a elaboração de políticas públicas que visam a superação do racismo e das desigualdades. Neste sentido, faça um comentário analisando as modalidades que contemplam grupos étnicos (Educação quilombola e indígena), tendo como referência o conteúdo trabalhado na disciplina de Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica.
Respostas
respondido por:
20
Eu vou fazer esse fórum diferenciando a quilambola da indígena e acrescentar algumas coisas que eu acho que contribua para essas educação!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás