Respostas
A resposta para este questionamento é simples: Claro que há, basta observar em relação a imensa economia americana e a "economia" da Nigéria por exemplo, um país extremamente pobre da África, todos os países, em exclusivo os E.U.A fazem propaganda sobre ajudar e etc, mas não move um dólar sequer.
Não há consenso sobre qual o sistema econômico que gera mais desigualdade social.
Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada.
O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.
Por sua vez, o socialismo tem como objetivo abolir a propriedade privada, que pertenceria ao Estado,e assim erradicar as classes sociais. No entanto, até agora, todas as experiências socialistas, fracassaram, pois acabou surgir uma classe dirigente que detinha mais privilégios que os demais.
Além da desigualdade social, há outras maneiras de avaliar uma sociedade pela maneira que trata seus integrantes do ponto de vista econômico, regional, racial e de gênero.
Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda.
Desigualdade racial: desigualdade de oportunidades para as diferentes raças: negro, branco, amarelo, pardo.
Desigualdade regional: disparidades entre regiões, cidades e estados.
Desigualdade de gênero: diferenças entre homens e mulheres, homossexuais, trans e demais gêneros.
Simples assim.
Resposta:
sim.
Explicação:
A pobreza existe em todos os países,pobres ou ricos,mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
No Brasil,a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo,pois é um dos países mais desiguais.