Para Marx existem dois grandes grupos que rivalizam em função de interesses distintos: a burguesia e a classe operária. Se utilizarmos a lente marxista para compreender como se organizam os modos de produção no capitalismo contemporâneo, é possível perceber essas classes e suas lutas. Analise e ordene os exemplos à sua respectiva classificação de representação dos interesses de classe:
(1) interesse do capitalista
(2) interesse do proletariado
( ) Que o salário pago represente a proporção do valor agregado a cada mercadoria produzida.
( ) que a remuneração seja fixa, permitindo que o tempo de mão de obra seja otimizado a um custo mais baixo em cada mercadoria produzida.
( ) maximizar o lucro de uma organização produtiva através do aproveitamento máximo do tempo da mão de obra remunerada.
( ) Aumento do salário para poder comprar as mercadorias que a classe trabalhadora produz.
a) 2, 1, 1, 2
b) 2, 1, 2, 2
c) 2, 2, 2, 1
d) 1, 2, 2, 1
e) 1, 1, 2, 1
Respostas
1,1,2,1.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Resposta:
Letra A 2,1,1 2
Explicação:
(2 ) Que o salário pago represente a proporção do valor agregado a cada mercadoria produzida.
(1 ) que a remuneração seja fixa, permitindo que o tempo de mão de obra seja otimizado a um custo mais baixo em cada mercadoria produzida.
(1 ) maximizar o lucro de uma organização produtiva através do aproveitamento máximo do tempo da mão de obra remunerada.
(2) Aumento do salário para poder comprar as mercadorias que a classe trabalhadora produz.