• Matéria: Português
  • Autor: guilherme36544fgg
  • Perguntado 7 anos atrás

qual era o motivo da revolta da sociedade contra os Jasons?​

Respostas

respondido por: caua921fotos
11

Resposta:

Tudo começou em 1957. Disposta a provar sua superioridade tecnológica, a União Soviética enviou ao espaço o Sputnik, primeiro satélite da história. Os EUA entraram em pânico. Eram tempos de Guerra Fria, quando cada lado precisava se mostrar mais forte que o outro. Ao lançar o Sputnik os soviéticos pavoneavam a seguinte mensagem: “Ei, americanos. Se temos um foguete capaz de chegar ao espaço, não há dificuldade em explodi-lo no quintal da sua casa”. Os EUA concluíram que, para dar o troco, precisariam investir pesado em ciência. Era hora de mostrar aos russos com quantos paus se faz uma bomba.

Foi nessa época que um grupo de cientistas decidiu se organizar para formar um pelotão especial. Eles trabalhariam independentes do governo, mas reuniriam um dream team da física para pesquisar armas de guerra. Tudo no maior segredo. O local de trabalho seria bem longe da aridez universitária: junto das famílias, os integrantes viajariam durante as férias de verão para uma cidade paradisíaca, a fim de tomar sol, beber cerveja aguada, preparar hambúrgueres na churrasqueira e desenvolver pesquisas que mudariam o mundo. E, claro, juntar uns trocados – alguns milhares de dólares, digamos. Os resultados seriam passados ao governo na forma de aconselhamento. “Bons cientistas são bons conselheiros. Os métodos de pensamento deles eram os mais objetivos e consistentes que a humanidade já inventou”, diz a jornalista e professora da universidade Johns Hopkins Ann Finkbeiner, autora de The Jasons (sem tradução em português). Assim nasceram os Jasons.

Durante anos, ninguém fora da elite científica soube que os Jasons existiam – apesar de o grupo reunir entre os fundadores cérebros do calibre de Charles Townes e Marvin Goldberger, veteranos do Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica. O mistério começava pelo nome – “Jason” era o cachorro de Marvin. Mas também se referia ao mito de Jasão, herói da mitologia grega, e às iniciais, em inglês, dos meses julho, agosto, setembro, outubro e novembro, período em que ocorriam os encontros. Sete pesquisadores – ou um terço dos que participaram da equipe nos primeiros anos – ganhariam o Nobel no futuro

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/20218748#readmore

respondido por: laysilva36
27

O que se sabe é que os Jasons, como também é chamado o grupo, surgiram em uma época conturbada, durante a Guerra Fria. E que possivelmente toda a tensão criada durante este período reprovava qualquer tipo de pesquisa que poderia influenciar no contexto da época.

Perguntas similares