1)
Texto-base: A análise do ambiente externo é a primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico e compreende a análise dos ambientes geral e setorial.
Enunciado: Nesse contexto, como se caracterizam os ambientes geral e setorial?
Alternativas:
a)
O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas.
b)
O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
c)
O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização.
d)
O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
e)
O ambiente geral caracteriza-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais indiretas.
2)
Texto-base: A competência essencial caracteriza-se pelo conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe servem de base para geração de benefícios para os clientes. Com base nas competências essenciais, as organizações atingem desempenhos superiores aos dos competidores, agregando valor aos clientes e criando vantagens competitivas.
Enunciado: Para que uma vantagem competitiva seja sustentável basta que:
Alternativas:
a)
Os recursos sejam valiosos e raros, os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esse recurso e a empresa esteja organizada para explorá-lo.
b)
Os recursos sejam valiosos e raros.
c)
Os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar um recurso raro da empresa.
d)
Os recursos sejam raros e os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esses recursos.
e)
Os recursos sejam valiosos e raros e que a empresa esteja organizada para explorá-los.
Respostas
1) a) O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas.
O ambiente geral é caracterizado por elementos que influenciam direta e indiretamente no ambiente organizacional. É caracterizado por 4 segmentos, são eles:
*demográfico - refere-se ao tamanho e taxa de crescimento da população;
*econômico - refere-se as taxas de juros e preços;
*sociopolítico - refere-se a cultura e aos hábitos da população;
*tecnológico - refere-se ao investimento em pesquisas e desenvolvimento.
O ambiente setorial é caracterizado por elementos que influenciam de maneira direta e imediata no ambiente no qual uma organização específica atua. Para sua analise são utilizadas as cinco forças competitivas de Porter: rivalidade entre as empresas, produtos substitutos, poder de barganha.
2) a) Os recursos sejam valiosos e raros, os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esse recurso e a empresa esteja organizada para explorá-lo.
A vantagem competitiva sustentável é um diferencial que a empresa apresenta em seus produtos ou serviços em relação a ações que não agridam o meio ambiente nem provoque danos sociais. Ela está pautada em três pilares fundamentais: desenvolvimento social, desenvolvimento ambiental e desenvolvimento econômico.
Ela deve agregar valor ao produto de forma que o cliente acredite está pagando, assim é possível a noção de que o cliente está recebendo mais e pagando menos.
Espero ter ajudado!