Respostas
Resposta:
Metais: os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços). Eles estão representados pela cor amarela na Tabela acima e correspondem a 87 elementos.
O grupo dos metais pode ser subdividido em três partes:
Metais representativos, típicos ou característicos: são 19 elementos pertencentes às colunas “A”*.
Metais de transição: são 32 elementos pertencentes às colunas 3 a 12 ou 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 1B e 2B*.
Metais de transição interna: são 26 elementos da série dos Lantanídeos e dos Actinídeos.
Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Explicação:
Os compostos metais são muito uteis em nosso cotidiano porém precisam de uma atenção especial na reciclagem.
Metal: 5 tipos presentes em objetos de uso cotidiano
A descoberta do metal foi um dos pilares para o desenvolvimento da civilização e, apesar da criação de outros materiais, como o plástico, ele continua a marcar forte presença no dia a dia. Você já parou para pensar no quanto o metal está presente em sua vida?
Dentre os objetos de uso cotidiano, lidamos com diferentes categorias de metais. Esse material retirado diretamente da natureza, ainda que modificado, também é um dos preferidos ao pensarmos em sofisticação e qualidade quando presente nos objetos em lugar de outros materiais.
Além dos aspectos funcionais, como o armazenamento de calor, condução elétrica, durabilidade e outros que são variáveis conforme o tipo de metal, encontramos muitos objetos metálicos de uso cotidiano que investem em sua apresentação estética.
Vamos conhecer aqui alguns tipos de metais e sua presença em nossa rotina!
1. Ferro
Vários utensílios domésticos são confeccionados em ferro, como facas de corte e panelas. É o mesmo caso de diversas ferramentas, como o prego, a chave e a cabeça dos martelos. O ferro também está muito presente em peças de automóveis e, como você já deve saber, na estrutura de construções. Latas de bebidas e alimentos são igualmente confeccionados desse material.
2. Aço
O aço é uma alternativa ao ferro, mais resistente e sofisticado, o que amplia as suas possibilidades de uso ou aumenta a qualidade dos objetos que são feitos com esse material. Uma das vantagens do aço é que a sua oxidação é menor que a do “ferro puro”.
Assim como o ferro, ele está presente em latas de bebidas, alimentos, utensílios domésticos, ferramentas, peças, carcaça de automóveis, estrutura de construções e muito mais. Também é possível encontrar o aço em alguns instrumentos musicais, principalmente os de percussão.
3. Alumínio
Embora esteticamente seja muito agradável, o alumínio geralmente é uma alternativa mais barata e leve que substitui o uso do aço ou do ferro nos objetos metálicos de uso cotidiano. Sua durabilidade e manutenção, no entanto, podem ser mais frágeis em alguns casos.
Porém, nem sempre. O alumínio às vezes é utilizado, por exemplo, para confecção de componentes das carcaças do carro, esquadrias e até smartphones, como é o caso do iPhone 5s. Tudo depende do modo com que ele é trabalhado… Esse metal também é muito encontrado em utensílios domésticos e em latas de bebida.
4. Cobre
O cobre é aquele metal que está presente em diversos objetos de uso cotidiano, só que você mais usa do que vê. Por suas propriedades de maleabilidade e condução, esse metal é muito utilizado em cabos telefônicos, enrolamento de motores elétricos, encanamentos e pequenas peças de objetos tecnológicos.
5. Metais pesados
Os chamados metais pesados também estão muito presentes em nosso dia a dia, em peças internas ou combinados com outros metais nas ligas metálicas. É o caso do chumbo, que compõe objetos como baterias de carros e lacres; do níquel, presente em baterias de celular; do zinco encontrado em telhados, baterias; e do mercúrio, presente em lâmpadas fluorescentes, baterias e em alguns termômetros.
Na realidade, é bem comum que muitos objetos metálicos de uso cotidiano sejam compostos de ligas metálicas. O desenvolvimento da tecnologia no trabalho com os metais tem usufruído dos benefícios de misturar porcentagens específicas de determinados metais para criar um material de acordo com as necessidades do objeto a ser produzido.
Já os compostos Ametalicos, podem ser utilizado em medicamentos e são muito uteis como fluor e iodo.