Respostas
Foi injusto e tal, os coitados eram escravizados e não podiam se aposentar até ficarem quase mortos ou velhos, era bem triste... (essa resposta é pessoal minha kk)
Resposta:
Explicação: Bom, a escravidão é um tema complexo. Em princípio tentou-se escravizar os índios, mas estes, por diversas razões, não se adaptavam ao trabalho compulsório. Os índios viviam em terras férteis e por esta razão dispunham de alimentos em abundância, dedicando a maior parte de suas energias para rituais religiosos e a guerra. Não eram vagabundos ou preguiçosos. Os povos nativos da América não resistiam às doenças trazidas pelos europeus, como varíola, sarampo e gripe, deste modo, morriam em larga escala.
Os africanos foram trazidos posteriormente, vinham de partes remotas do continente. Eram divididos basicamente em dois grupos: sudaneses e bantos. Eram mais resistentes às doenças e possuíam conhecimento na lida de bovinos e trabalhos com ferro.
Outro fator importante é que os indígenas estavam em seu próprio território ao passo que os africanos eram trazidos forçosamente para um continente desconhecido, além disto, os europeus misturavam os negros de regiões diferentes no intuito de evitar rebeliões, com idiomas e habitos diferentes em uma terra inóspita, não restava muito além do trabalho.
Tanto os negros como os indígenas lutaram muito, os negros, que acabaram sendo trazidos em larga escala construíram quilombos e combateram os europeus como podiam. Vale a pena ler um resumo da história do Haiti, país que se tornou independente após uma revolução de escravos.
Grande parte das informações são do livro História do Brasil - Bóris. Fausto.