O historiógrafo é o pesquisador que estuda as formas de produzir História, como essas formas se transformaram ao longo do tempo e em diferentes sociedades. Sabemos que a partir de meados do século XX, com o surgimento de novos problemas colocados pela sociedade, novas concepções teórico-metodológicas e a utilização de outras fontes; emerge uma História dos Excluídos. Isto é, a História daqueles indivíduos marginalizados durante a vida e que, portanto, não foram representados nos diversos registros históricos como, por exemplo, os trabalhadores, as mulheres, os prisioneiros, etc.
Considerando o que foi discutido em aula, no livro da disciplina e após ler o artigo: AMORIM, Mariana Alves. "Combates pela História": a "guerra dos sexos" na historiografia.
Como as mulheres foram excluídas da História?
Quando e como isso começou a mudar?
Respostas
respondido por:
3
As mulheres começaram a ser excluídas desde os primórdios da humanidade, isso porque elas eram vistas como o sexo frágil e que apenas poderiam tomar conta dos filhos e da casa e o "parte mais difícil" seria deixada para o homem.
Assim acabou surgindo o modelo de família patriarcal, com a figura masculina no centro. Isso se tornou tão agravante que até para estudar ou ter uma profissão era praticamente impossível para as mulheres.
Só começou a ter uma mudança significativa mesmo no período da Segunda Guerra Mundial, pelo fato de vários homens terem ido a guerra e da mão de obra nas empresas ter diminuído que a mulher começou a ter uma participação maior e também por causa dos movimentos feministas.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás