• Matéria: Filosofia
  • Autor: willianhenrique
  • Perguntado 7 anos atrás

1. (Unioeste 2011) John Locke afirma em
Ensaio acerca do entendimento
: “é de grande utilidade para o marinheiro saber a extensão de sua linha, embora não possa com ela sondar toda a profundidade do oceano. É conveniente que saiba que ela é suficientemente longa para alcançar o fundo dos lugares necessários para orientar sua viagem, e preveni-lo de esbarrar contra escolhos que podem destruí-lo. Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas as que se referem à nossa conduta. Se pudermos descobrir aquelas medidas por meio das quais uma criatura racional, posta nesta situação do homem no mundo, pode e deve dirigir suas opiniões e ações delas dependentes, não devemos nos molestar por que outras coisas escapam ao nosso conhecimento”.
O que locke quer dizer com a frase “ embora não possa sondar toda a profundidade do oceano”? De que forma essa teoria se aplica a teoria do conhecimento empirista? Explique

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
33

Com esta frase Locke quis dizer que o marinheiro, com este procedimento, não dá conta de toda a natureza: ele não pode descer até a base do Oceano, e nem saber tudo o que acontece nas profundezas, mas sim somente o que está dentro daquilo que o interessa diretamente, que teria consequências práticas para a sua atuação profissional.

Esta teoria pode ser aplicada em empirismo como um símbolo do modelo teórico que os empiristas adotam: não buscam explicar "a natureza nela mesma", ou desvendar os segredos últimos do mundo, mas sim desenvolver um modelo de fundamentação do conhecimento humano que sirva aos interesses práticos dos seres humanos.

respondido por: thiaguinhohlima2
1

Resposta:

a) o homem, utilizando suas faculdades racionais, pode conhecer tudo sobre todas as coisas do mundo.

Perguntas similares