• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tembrunna
  • Perguntado 7 anos atrás

DESAFIO
Leia o caso a seguir.

Certo professor de história uma turma da 6ª série do ensino fundamental programou de trabalhar com seus alunos de História o tema sobre a importância da consciência de um tratamento igualitário entre os indivíduos, bem como sobre conceitos como racismo e preconceito, por ocasião da chegada do dia 20 de novembro, data dedicada à consciência negra. O professor aproveita para apresentar aos alunos um vídeo com a história de Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representa a luta dos negros frente à escravidão no Brasil. Em seguida, o professor passa a explicar a seus alunos que Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 do mês de novembro e, por isso, a data é uma ocasião tanto para a valorização da cultura e da resistência dos negros, quanto uma ocasião para recorda a todos a importância de banir da sociedade qualquer forma de violência, injúria ou opressão. No entanto, o professor é interrompido por um de seus alunos: Sério, isso não é justo - bradou o estudante - Nunca assistimos filmes ou fazemos trabalho sobre brancos. Quer dizer, por que a gente não tem um “Dia da Consciência Branca”? O professor percebe que aquela é uma boa ocasião para aprofundar a temática, a qual já estava se dedicando. Mas, ficou um pouco desconcertado e não soube bem o que responder.

Seu desafio consiste em ajudar ao professor, procurando apresentar algumas sugestões com as quais o professor poderia responder ao aluno, enquanto aprofunda a temática proposta. Se possível, pense também em estratégias que podem ser planejadas pelo professor, para serem apresentadas em um outro encontro com essa turma de alunos.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
33

O professor poderia orientar o aluno a respeito da importância do conhecimento sobre as desigualdades étnicas, como fruto de um processo histórico-cultural, envolvido por anos de escravidão da raça negra no mundo.

Por conta da escravidão dos negros, existe atualmente o Dia da Consciência Negra, assim como outros evento que procuram dar maior visibilidade ao preconceito e intolerância que muitos negros ainda sofrem, o que não ocorre com pessoas brancas.

respondido por: WMK
38

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Como resposta ao relato exposto, o professor pode conversar francamente com seus alunos sobre como certos indivíduos, povos e eventos que já foram propositalmente excluídos tanto da memória quanto dos livros didáticos, das aulas e das tarefas relacionadas à história brasileira. Seria interessante apresentar materiais que retratassem essa realidade de esquecimento, ou de abordagens inadequadas, racistas ou preconceituosas. Pessoas negras ou engajadas na luta contra o racismo e o preconceito poderiam ir até a sala para um momento de partilha e testemunho. Seria importante destacar também como o Dia da Consciência Negra, assim como outras datas semelhantes, surgiram devido a ocasiões de desrespeito e opressão. Tais datas, portanto, têm a função de nos lembrar a gravidade de atos cometidos e a necessidade de que a sociedade se comporte de modo diferente. O professor poderá esclarecer que os alunos estão estudando e aprendendo sobre personagens históricos brancos que, a despeito do que pede o aluno, não foram vítimas de grandes preconceitos ou violência e que, portanto, a necessidade de lembrá-los em um dia de consciência e de reflexão pode ser irrelevante. Em relação ao Dia da Consciência Negra, seria relevante discutir que a data não é apenas uma forma de lembrar a resistência e a luta dos negros, mas também uma forma de comemorar as conquistas de igualdades de direitos adquiridos pelos negros, ressaltando a necessidade de que tais direitos sejam cada vez mais efetivados.

Explicação:


apmsbz29: Obrigada
Perguntas similares