Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4, CH3OH, K2CO3 e NH4Cl. Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
Respostas
Resposta:
Com uma concentração de hidroxila (OH) igual a 1×10-10mol/L tem-se um pOH = 10; calcula-se por: pOH = – log [OH]. Como pH + pOH = 14, tem-se que pH = 4. O pH ideal, segundo a questão, está entre 5 e 9. Sendo assim, há a necessidade de aumento do pH. Para isso, uma solução de caráter básico deve ser empregada no meio.
Analisando cada uma temos:
CH3COOH = ácida
Na2SO4 = neutro, sal vindo de ácido e base forte
CH3OH = ácido
K2CO3 = básico sal de base forte e ácido fraco
NH4Cl = ácido sal de base fraca e ácido forte
Com isso, K2CO3 é o único básico
Resposta:
D- K2CO3
Explicação:
O K2CO3 é um sal formado a partir de uma base forte (KOH) e um ácido fraco (H2CO3). Logo, sua hidrólise irá apresentar íons hidroxila, o que fornece um caráter básico à solução aquosa do sal em questão. Como pH de bases são maiores que 7, o sal em questão será capaz de auxiliar no descarte de resíduos.