• Matéria: Direito
  • Autor: filipesantana609
  • Perguntado 7 anos atrás

Análise a figura abaixo:



Fonte: BELMONTE. O Brasil Declarou guerra à Alemanha e Itália. 1942. Disponível em: .


Considerando o contexto indicado pela imagem acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o posicionamento do Brasil em relação aos EUA e à Alemanha. Depois assinale somente a alternativa correta.

A
O Brasil ficou alinhado à Alemanha durante o primeiro ano de conflito. Isso devido à proximidade ideológica do Estado Novo de Vargas, com o regime nazista. Mas passado esse período o Brasil buscou intervir na guerra de forma autônoma.

B
O Brasil ficou alinhado automaticamente aos EUA. Essa decisão foi tomada no contexto da Doutrina Monroe, que defendia o lema "A América para os Britânicos".

C
O Brasil adotou uma estratégia de “equidistância pragmática” em relação aos EUA e à Alemanha.

D
O Brasil negou a liderança dos dois países, e procurou construir um polo alternativo de poder com a URSS e a China. Essa foi é a origem do moderno BRICS.

E
O Brasil se alinhou automaticamente à União Soviética, devido à proximidade ideológica entre o Estado Novo e o Regime Comunista.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

A alternativa correta é a C  O Brasil adotou uma estratégia de “equidistância pragmática” em relação aos EUA e à Alemanha.

A política exterior do governo Vargas na década de 1930 tem sido qualificada de diversas maneiras pelos estudiosos do tema: jogo duplo, eqüidistância pragmática etc.

Vargas adotou o que o historiador Gerson Moura chamou de política de "eqüidistância pragmática". Também no terreno ideológico o governo Vargas adotou posição equidistante, em parte atendendo às diferentes simpatias que seus auxiliares diretos nutriam por cada eixo de poder.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares