• Matéria: História
  • Autor: 3708luizfreitas
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem no ensino de geografia no 7º ano da Unidade Escolar Florisa Silva em Canto do Buriti-PI, buscou verificar as causas dessa dificuldade, que favorece para que muitos discentes apresentem baixa aprendizagem em Geografia, o que pode levar a um desinteresse dos alunos nessa disciplina. O trabalho foi realizado através de um estudo de caso, tendo ocorrido á aplicação de questionários com um professor de geografia e alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental no ano de 2014, perfazendo um total de 20 alunos da escola pesquisada.

Sobre os resultados da pesquisa, observe o gráfico abaixo:



​De acordo com os dados coletados 40% dos alunos afirmam que tem um bom desempenho, 40% desempenho ruim e 20% tem um ótimo desempenho. Diante disso percebe-se que significativa parcela reconhece a deficiência no seu desempenho tanto nas provas escritas quanto em sua aprendizagem. Desse modo, sobre a responsabilidade de tais resultados, avalie as opções abaixo:

Alternativas
Alternativa 1:
A responsabilidade por esta dificuldade dos alunos é de suas famílias, visto que se houver acompanhamento familiar, os alunos jamais teriam qualquer tipo de dificuldades.

Alternativa 2:
A responsabilidade por esta dificuldade dos alunos é dos alunos que não estudam e de suas famílias, visto que se houver acompanhamento familiar, os alunos jamais teriam qualquer tipo de dificuldades.

Alternativa 3:
A responsabilidade por esta dificuldade dos alunos é exclusivamente deles, uma vez que eles são parte do processo e precisam se responsabilizar por sua aprendizagem, uma vez que o professor já fez sua parte.

Alternativa 4:
A responsabilidade pela dificuldade dos alunos é do Estado, que ao não qualificar os professores adequadamente e não oferecer estruturas escolas eficientes impõem dificuldades de aprendizagens gerais aos alunos.

Alternativa 5:
A responsabilidade pelas dificuldades dos alunos precisa ser compartilhada com todos, família, escola e Estado. Cada caso é um caso e não é correto generalizar nenhum tipo de problema dentro da educação, uma vez que estamos lidando com seres humanos.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
16

Alternativa 5: A responsabilidade pelas dificuldades dos alunos precisa ser compartilhada com todos, família, escola e Estado. Cada caso é um caso e não é correto generalizar nenhum tipo de problema dentro da educação, uma vez que estamos lidando com seres humanos.

Quando ocorrem algumas dificuldades ou problemas relacionados com questões dos alunos é preciso que ocorra o compartilhamento entre todos os envolvidos, ou seja, é preciso que tanto a família, quanto a escola e o estado tenham responsabilidades para a solução dos problemas.

Devido ao fato de cada caso ser único, não é possível que ocorra a generalização de nenhum tipo de problema no contexto escolar, pois os envolvidos são seres humanos e que em muitas vezes estão em processo de formação.

Bons estudos!

Perguntas similares