1 - Na perspectiva keynesiana, sobre o papel do Estado na economia do pós-guerra, o Estado deveria direcionar recursos para a produção, regular as relações de trabalho e oferecerer serviços básicos, de modo que parte da renda do trabalhador ficasse apenas para o consumo. Assim podemos afirmar que o modelo Keynesiano tem como objetivo central
Escolha uma:
a. Desestimular o papel do Estado na economia.
b. Estimular a autorregulamentação do mercado.
c. Estimular a gratuidade dos serviços básicos.
d. Estimular a planificação da economia.
e. Estimular o consumo, e assim a produção capitalista.
2 - O Estado de Bem-estar social surge no pós-guerra (1945), com o intuito de promover uma série de melhorias na vida dos indivíduos, principalmente na Europa e Estados Unidos da América. Um dos seus objetivos era promover o pleno emprego.
A afirmação acima é:
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
3 - O estudos de Esping-Andersen apontam para uma variação do modelo de Estado de bem-estar social a partir de três variáveis.
*O grau de participação do Estado nas despesas com a proteção social.
*O grau de cobertura da seguridade social aos cidadãos.
*O grau de satisfação do consumidor.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
4 - A afirmação abaixo é:
Segundo Esping-Andersen "o capitalismo industrial teria transformado o trabalho assalariado em commodity, na medida em que a sobrevivência do trabalhador dependeria inteiramente dos ganhos obtidos por ele, com sua força de trabalho. Ou seja, do seu salário. (SANTOS, p. 48)" . Uma commodity seria uma mercadoria de alto valor agregado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
5 - Segundo Esping-Andersen um dos processos que surgem com a implementação do Estado de Bem-estar social é a " descomodificação". Tal processo consiste na desregulamentação da economia, promovendo uma economia liberal de mercado no qual o trabalhador deveria pagar pelos serviços básicos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Respostas
1- Podemos afirmar que o objetivo do Keynesianismo era o de Estimular a planificação da economia.
No Keynesianismo além da forte intervenção do Estado para regulamentar a economia, podemos ver a busca por um controle econômico, o que chamamos de planificação.
2- A afirmação é FALSA, pois o Estado de Bem estar social surge em 1930.
3- A afirmação é verdadeira, pois lista de maneira correta os pilares do Estado de Bem estar Social.
4- VERDADEIRO, a palavra valor agregado é a que melhor define uma commodity. Faz referência a produtos comercializados com altíssimos valores agregados
5- A afirmação é FALSA. Pois o Estado de Bem Estar Social, tinha como primícia a regulamentação da economia pelo Estado. O Estado provia serviços básicos ao trabalhador.