• Matéria: Sociologia
  • Autor: andreacarvalho32
  • Perguntado 7 anos atrás

A questão social e suas múltiplas manifestações são fruto das contradições entre as classes sociais: burguesa X proletária, próprias da sociedade capitalista, com as sequelas que aparecem na constituição do capitalismo monopolista. SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016 (adaptado). Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre questão social, analise as afirmações a seguir: I. A questão social está diretamente relacionada com o processo de formação e desenvolvimento da classe trabalhadora e sua inserção no contexto político. II. A questão social não se refere as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista. III. As expressões da questão social, na realidade brasileira, evidenciam-se no capitalismo concorrencial. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III, apenas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

As alternativas 1 e 2 estão corretas.

A questão social está embasada na contradição capital x trabalho,ou seja, esta é uma categoria que tem sua especificidade definida com base no modo capitalista de produção.

Desse modo, a questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade, pois não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui essa questão. 

Por fim, traçando um panorama entre a questão social e a aplicação do serviço social, é possível notar que os métodos utilizados no Brasil, tem, historicamente, sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e sócio-econômicas do país.

Perguntas similares