1)Em que regiões estão situadas os Estados do Centro-Sul,segundo o IBGE?
2)Apresente a região Centro-Sul, nos seus aspectos naturais.
3)Apresente a região Centro-Sul a partir da sua organização especial.
4)Apresente a região Centro-Sul sob o ponto de vista da sua economia.
5)Por que o Centro-Sul é a região mais populosa do Brasil?
6)Quais foram os principais grupos de imigrantes responsáveis pela ocupação do complexo regional do Centro-Sul?
Respostas
Explicação:
1- O Complexo Regional Centro-Sul é uma das três regiões geoeconômicas do país e é composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte de Minas Gerais e uma pequena área de Tocantins e Mato Grosso.
2- O relevo da região centro-sul é o mais diversificado, predominando as zonas de elevadas altitudes e cadeias montanhosas, mas vale ressaltar que os dois pontos mais altos do país encontram-se na Amazônia. Predominam-se, assim, as regiões serranas e os planaltos. Destaque para a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Três são os climas predominantes na região: O clima tropical litorâneo, O tropical continental e o sub-tropical.
3- A Região geoeconômica Centro-Sul abrange os estados das regiões Sul e Sudeste brasileiros (com exceção do norte de Minas Gerais), além dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e do Mato Grosso, e o Distrito Federal. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km² (cerca de 25% do território brasileiro). É atualmente a primeira região geoeconômica do país em população e em PIB.
4- Esta região possui a economia mais diversificada do país, com intensas atividades econômicas, com o maior índice de aproveitamento de terras para a agricultura e a pecuária, elevadas taxas de industrialização e urbanização... A base da sua economia é a agricultura de exportação e a indústria
5- O Brasil tem sua ocupação pela população de origem européia e africana iniciada pela costa, portanto a maior parte da população brasileira está concentrada nas regiões costeiras e no caso da região Centro-Sul não é muito diferente.
A população está concentrada principalmente nas zonas costeiras, especialmente nas cidades mais desenvolvidas que atraem a migração de pessoas oriundas deste e de outras regiões em busca de uma vida melhor nos grandes centros urbanos (especialmente Rio de Janeiro e São Paulo).
6- Os imigrantes sairam da Europa por causa do desemprego causado pela industrialização e por causa da política dos cercamentos. Escolheram o Brasil porque aqui não havia acontecido a revolução industrial, e o Rio Grande do Sul porque o clima e o solo favoreciam a adaptação e porque no sul não havia uma mentalidade escravocrata. Vieram principalmente imigrantes alemães e italianos, que povoaram primeiro os vales e depois vieram formando "picadas" com difícil acesso a elas (colônias), o que ajudou para a manutenção da cultura.