• Matéria: Filosofia
  • Autor: nicoliwolfart
  • Perguntado 7 anos atrás

Filme sociedade dos poetas mortos

Anexos:

Respostas

respondido por: BruHarada
6

Resposta: Sociedade dos poetas mortos, clássico de 1989, é um filme completamente interessante e passa uma lição valiosa. Vamos analisar primeiro o contexto da história: retratada em 1959, na Academia Welton, o enredo ocorre em torno do Mr. Keating,  um professor de história e ex-aluno da instituição, que ensinava em Londres e foi chamado para substituir um professor aposentado na matéria de Literatura.

A primeira coisa que já podemos notar, dentro da estrutura do colégio, são as normas e regras, uma vez que nesta existem quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência. Fica claro em todo o filme, a pressão que os pais colocam sob seus filhos para que estes sigam disciplinados as regras, afim de futuramente ingressar numa boa universidade. Fundamentado no conhecimento cientifico, é possível perceber as universidades cobiçadas (mais pelos pais) são de medicina, advocacia, direito e engenharia. Atividades como Literatura e arte são facilmente deixados de lados por esses pais (vemos isso quando Neil implora ao pai para atuar numa peça).

Em relação ao professor, a transgressão da arte e a expressão "carpe diem": Mesmo sendo contra os principios do professor Mrs. Keating, este acaba usufruindo de uma forma de ensino com base no processo de viver e aproveitar o dia (Carpe Diem). Ele dizia que a educação deveria se confundir com nossa vida, e que deveríamos ter uma autonomia (de certa forma, vejo que não devemos ser apenas o reflexo do que nossos pais querem). A forma como Keating educa, utilizando versos (isto é a arte, literatura), e de diversas outras formas mais didáticas, acaba despertando nos garotos o sentimento de que é preciso aproveitar o dia, além de serem mais críticos e criativos.

Acima de tudo, faz com que percebamos a importância do professor perante aos alunos, pois "como educador este deve estimular a formação dos cidadãos, e mais que isso; que sejamos críticos, criativos e pensadores."

Espero ter ajudado,

Esse filme é muito lindo e carrega muitas reflexões.

Bons estudos ;)

Perguntas similares