• Matéria: Geografia
  • Autor: pedrovanderlei9
  • Perguntado 7 anos atrás

comente a questão da apropriação dos recursos naturais eo acirramento das desigualdades sociais no continente africano​

Respostas

respondido por: makmorales
260

A apropriação dos recursos naturais é infelizmente uma constante que acaba por gerar o aumento das desigualdades sociais no continente africano, tal como o caso da China, que está "comprando" a África.

Empresas chinesas com apoio estatal compram grandes porções de terras no continente africano, tomando posse das riquezas minerais e vegetais, principalmente com o objetivo de possuir terras para a produção agrícola.

Abraços|

respondido por: RayanaSE
2

A África possui as maiores reservas de diversos minerais, mas essas riquezas estão no centro das disputas entre milícias em algumas regiões, como o Congo, e também são subexploradas.

A desigualdade social não é o problema, o problema central é a pobreza. A Etiópia, por exemplo, tem um dos níveis mais baixos de desigualdade do mundo, mas não gera riqueza que poderia ajudar a reduzir a pobreza.

Exploração africana

A exploração mineral está nas mãos de várias milícias africanas, que nem pagam impostos aos seus próprios países. Além disso, arrendamentos de terra costumam ser de longo prazo, incluem deduções fiscais e têm poucas garantias trabalhistas, ambientais e sociais.

As políticas internas desses países (muitos vivendo em sistemas antidemocráticos) estão intimamente relacionadas ao subdesenvolvimento dos países africanos e, além disso, a baixa produção de riqueza reduz o surgimento de oportunidades sociais na região.

Para mais informações sobre o subdesenvolvimento da África, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50107955

Anexos:
Perguntas similares