• Matéria: História
  • Autor: Emillyy01190
  • Perguntado 7 anos atrás

No Brasil durante o século XIX e início do século XX o direito ao voto estende-se a todas as pessoas ? Explique​

Respostas

respondido por: carlitos6945
272
Não, no século XIX o imperador Dom Pedro I e Pedro de Alcântara deixavam o direito do voto apenas para pessoas de alta escala econômica, isso para tentar diminuir o número de votos do povo, devido à grande crise que o Brasil sofria naquela época. É importante ressaltar o fato de que as mulheres só obtiveram seu direito de voto nos anos 30 do século XX.
respondido por: EduardoPLopes
24

Não, o direito ao voto no Brasil não se estendia a todas as pessoas no Século XIX e  nem nas primeiras décadas do Século XX. O voto feminino, por exemplo, só foi possível depois da Constituição de 1934 (de modo que até então nenhuma mulher podia votar), e antes disto já não podiam votar os muito pobres, os militares de baixa patente e os escravizados.

A expansão do direito ao voto, que hoje em dia é universal (sendo excluídos do direito ao voto por princípio hoje apenas os menores de 16 anos) esteve profundamente ligada com a democratização de nosso país. Quanto mais gente puder votar e exercer o seu direito, mais representativo da população (em teoria) será o governo, de modo a não privilegiar os interesses de uns em detrimento dos direitos dos outros.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/24932939

Anexos:
Perguntas similares