fungos podem participar de relações ecológicas chamadas de mutualismo.usando o exemplo dos liquens ,explique o que o fungo ganha com essa relação ,e o que as algas ganham :
Respostas
Liquens são formados pelo talo do fungo (porção visível), as hifas, que desenvolvem verdadeiras redes enoveladas contendo as cianobactérias ou algas (em alguns casos raros, ambas), em uma camada interna descrita como medula (ou camada fotobionte). É o talo que determina a morfologia do líquen, sendo muito utilizado em sua classificação. Todavia, a morfologia dominante de um líquen pode ser alterada com o passar do tempo, sendo necessário a análise de várias outras características para que a descrição da espécie esteja correta. A coloração, outra característica importante dos líquens, é definida pelos pigmentos fotossintéticos dominantes presentes nas algas e cianobactérias. Embora os mais comuns sejam verdes, acinzentados e marrons (principalmente quando a relação simbiótica do fungo ocorre com cianobactérias), existem líquens vermelhos, amarelos e laranjas.
A relação simbiótica estabelecida em um líquen favorece fortemente cada um de seus componentes. Os fungos absorvem os carboidratos provenientes da fotossíntese da porção fotobionte, enquanto que as algas e cianobactérias passam a habitar um microambiente altamente favorável, uma vez que as hifas do fungo ancoram nutrientes do meio e às protegem de dissecação por acumular umidade. Embora o componente autotrófico de um líquen possa sobreviver sozinho, quando associado ao fungo eles conseguem colonizar locais antes inacessíveis, ampliando seu nicho ecológico.