A partir de 1968, durante o Regime Militar, as instituições de ensino privado passaram a ganhar força. Até aquele momento, o seguimento privado era composto por ordens religiosas, confessionais e comunitárias. Não era prevista juridicamente a existência de empresas na área da educação. Portanto, prevaleciam as iniciativas beneficentes e sem fins lucrativos, amparadas pela renúncia fiscal dos impostos sobre a renda, os serviços, o patrimônio e os recursos estatais. Esse cenário passa a mudar drasticamente a partir da década de 1990 no Brasil com o governo de Fernando Henrique Cardoso, que buscou evidenciar a dissimulação do sistema de ensino que se mantinha como assistencial, beneficente, filantrópico, mas que buscava o lucro, a __________ e os interesses mercadológicos.
Respostas
(...) Esse cenário passa a mudar drasticamente a partir da década de 1990 no Brasil com o governo de Fernando Henrique Cardoso, que buscou evidenciar a dissimulação do sistema de ensino que se mantinha como assistencial, beneficente, filantrópico, mas que buscava o lucro, a mercantilização e os interesses mercadológicos.
A resposta que completa a lacuna é mercantilização.
O Brasil passou por diferentes períodos históricos, saindo do forte estado garantidor para a tentativa de liberalismo ao encontrar uma saída na iniciativa privada para conseguir atender a todos, já que o sistema pré constituição de 1988 era excludente, criando populações que não tinham acesso aos serviços públicos.
Porém o panorama foi modificado a partir da nova constituição. Entretanto, surgiu a política de desaparelhar escolas públicas em detrimento das privadas.
Resposta:a globalizacao
Explicação: