• Matéria: História
  • Autor: gabriellasnasc
  • Perguntado 7 anos atrás

No final do século XX, segundo Marilda Iamamoto, a literatura profissional no âmbito da renovação crítica do Serviço Social, voltada aos seus fundamentos, foi fecunda, ainda que restrita a um pequeno número de trabalhos teóricos. Em sua obra "Serviço Social em tempo de capital fetiche", a autora analisa a produção teórica que se inscreve na tradição marxista. Nas análises, Iamamoto define teses distintas às quais associa a produção de autores do Serviço Social, no período que compreende a década de 1980 do século XX aos primeiros anos de 2000.


IAMAMOTO. Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.



Com base no estudo de caso da disciplina e no 3º capítulo da referida obra, escolha uma das sete teses apresentadas pela autora, em seguida deverá elaborar em um texto dissertativo de duas laudas, o qual deve apresentar o currículo do autor escolhido (Nome, área de atuação, três principais obras/ano; nome da obra selecionada por você para tratar da proposta central do autor), sua tese sobre o Serviço Social, isto é, dissertar sobre a ideia central da temática de estudo e relacionar esta com o avanço do neoconservadorismo na contemporaneidade.

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

O serviço social surgiu como uma forma de aproximas as pessoas vulneráveis ao estado, permitindo que este contribua no sentido de oferecer políticas públicas assistenciais para essas pessoas.

Nesse sentido, temos que tal profissão surgiu em um âmbito Marxista de utilização do Estado como ferramenta para promover direitos.

O atual cenário mundial mostra a tendencia para um onde neoconservadora, cuja política central é do estado mínimo.

Assim, as políticas assistenciais são deixadas de lado, tendo em vista um modelo liberal de um estado menos interventor, o que, por sua vez, interfere na atuação do assistente social.

espero ter ajudado!

Perguntas similares