• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: josianevaleriaatento
  • Perguntado 7 anos atrás

José da Silva é um técnico em segurança do trabalho e foi contratado como consultor pela Marcenaria Cardoso para a elaboração do mapa de risco do ambiente, já que a empresa não possui CIPA ou SESMT.

O Mapa de Risco é uma ferramenta muito importante para a Segurança do Trabalho na empresa e serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado.

Depois de levantadas todas as informações do processo de trabalho do local analisado, José iniciou a identificação dos riscos existentes nesse local, as medidas preventivas existentes e sua eficácia e os indicadores de saúde do local.

Ao avaliar a função de marceneiro, José constatou que ao retirar a chapa de madeira em MDF para corte, o trabalhador suspende a chapa com as duas mãos, obrigando a coluna a se curvar para frente e para baixo, havendo uma sobrecarga da coluna vertebral e possibilidade fortes dores nas costas. Na sequência, ao cortar a chapa de madeira na serra circular, observou-se que a serra circular oferece muitos riscos de acidentes, em função do contato direto do marceneiro com os dentes do disco de serra. Além disso percebeu-se um ruído acima de 85 dB (A) durante o uso do equipamento, acima do permitido pela NR-15 (BRASIL, 2008). Na próxima etapa, o marceneiro faz o lixamento das chapas cortadas. José notou nesta etapa que nas correias de lixar criam-se pontos em que os trabalhadores podem ter aprisionado parte do corpo ou das roupas. Notou-se ainda um ruído acima de 85 dB (A) durante o uso do equipamento, acima do permitido pela NR-15 (BRASIL, 2008). Além disso José percebeu que a concentração de serragem muito fina depositada no setor de lixamento é uma situação perigosa por apresentar elevada possibilidade de incêndio e explosão. O fogo pode se espalhar sobre a serragem que cobre as superfícies e ser seguido de explosões de força cada vez maior. Ao aplicar cola e colar as peças lixadas, o marceneiro fica em contato com os gases da cola e o solvente. Na fixação das peças com parafusadeira, José observou a possibilidade de acidente com o manuseio do equipamento em função da possibilidade de perfuração das mãos. Notou ainda um ruído acima de 85 dB (A) durante o uso do equipamento. E no processo final, o embalamento do móvel, José observou que o móvel muito baixo faz com que o marceneiro fica constantemente curvado para frente, sobrecarregando a coluna, provocando uma sobrecarga muito grande nos discos e músculos da coluna.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria SIT nº 43, de 11 de março de 2008. Apresenta atividades e operações insalubres - NR-15. Brasília, 2008. Disponível

em: . Acesso em: 10 dez. 2017.



Baseado nos conteúdos apresentados nas aulas e materiais complementares sobre mapeamento de risco, aplicabilidade das NR´s e atuação do Técnico em Segurança do Trabalho considere o que segue:



PERGUNTAS



1) Monte uma tabela que indique cada um dos processos relacionados a função de marceneiro na atividade de marcenaria e o grupo de riscos ambientais que o local possui para cada um dos processos.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
0

Considerando a função de marceneiro, podemos entender que a mesma se divide em obtenção da matéria-prima, corte e limpeza da matéria-prima e por fim, envolve a feitura de materiais a partir desse material, passando pela modelagem da madeira.

Dessa forma, temos que o risco da atividade deve considerar a questão ambiental compreendida na extração da madeira do meio ambiente. Sendo necessária, portanto a consideração de questões legais para a atividade.

Bons estudos!

Perguntas similares