Respostas
No dia 11 de maio do ano 330, o imperador Constantino oferece uma nova capital ao império romano: a Nova Roma. Esta cidade adotaria o nome de Constantinopla após a morte do imperador e seria sob este nome que entraria para a história.
O império romano havia atingido sua maior extensão no século anterior. Tornara-se difícil de governar e tinha dificuldades para resistir à pressão dos Bárbaros. Em 293, o imperador Diocleciano desloca a sede do governo para quatro cidades próximas às fronteiras mais expostas - Mediolanum (Milão), Nicomédia, Sirmium e Treves (Trier).
Instaura um governo colegiado para melhor proteger as fronteiras, mas sua tentativa fracassou. Seu sucessor, Constantino, estabelece-se em Nicomédia, (hoje Izmit, no mar de Mármara) depois de restabelecer a unidade do império.
Constantino busca um lugar propício para uma nova capital. Em 324 lança seus olhares sobre a cidade de Bizâncio. A escolha era judiciosa. Bizâncio havia sido fundada mil anos antes, em 667 a.C., por colonos vindos de Megare, entre os estreitos que separam a Europa da Ásia.