• Matéria: Sociologia
  • Autor: maykondeivid
  • Perguntado 7 anos atrás

"Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil (1936) discute a identidade do brasileiro. Holanda (1936) elabora uma análise crítica do Brasil por meio da análise dos elementos estruturantes e das particularidades da sociedade brasileira. A obra possui um lastro cultural de base social importantíssimo, representa uma bipolaridade que influencia ainda hoje o comportamento nacional. Ora estabelece laços comunitários, ora apresenta uma reação intempestiva. O autor destaca a incapacidade de o brasileiro separar o público do privado. Buarque considera este um problema antigo" (GARCIA, Edilene Xavier Rocha. Desenvolvimento Local e Territorialização: O Desenvolvimento da Cultura e a Cultura do Desenvolvimento. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014, p.6).

Considerando as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda para compreender as relações de poder, de mando e a dificuldade de distinguir o público do privado, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

lternativas:

a)
Holanda estava preocupado em compreender as relações econômicas que determinaram o modo como os sujeitos históricos desenvolveram as diferentes formas de organização social.

b)
Holanda desenvolve o conceito de "homem cordial" para pensar a identidade do brasileiro, presente ainda hoje no comportamento da população.

c)
Holanda buscou, a partir do conceito de fatos sociais, explicar as relações de poder que se formaram na sociedade brasileira.

d)
Holanda entendeu, que a formação da sociedade brasileira ocorreu a partir do modo de produção capitalista, determinando as diferentes formas de exploração da vida humana.

e)
A partir da análise das ações sociais dos indivíduos, Holanda elaborou a compreensão dos aspectos que determinam o modo dos sujeitos sociais pensarem, sentirem e agirem.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

A alternativa B está correta.

O homem cordial foi um termo refletido por Sérgio Buarque de Holanda para explicar o indivíduo que se adequou as fórmulas do sistema.

Para ser mais exato, aquele homem que morava no campo, precisou converter sua vida para as mudanças e se adaptar, por isso, o "homem cordial" não tem haver necessariamente com a cordialidade, porém, atrapalha a democracia pois um de nossos deveres é não concordar com todas as imposições do estado, devemos recorrer nossos direitos e buscar melhores condições de vida todos os dias.


patcury: Ola, você tem certeza? coloquei esta respostas e estava errada.
Perguntas similares