Na teoria histórico-cultural o desenvolvimento humano é visto como a interação entre as bases psicológicas e a mediação da cultura. Isso quer dizer que na medida em que a criança interage com o meio ambiente social, suas funções psicológicas ganham qualidades superiores.
Tomando como referência a teoria histórico-cultural, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O cérebro possui uma neuroplasticidade extraordinária. Portanto, mesmo que haja um distúrbio neurológico que impeça o pleno desenvolvimento, através dos estímulos corretos, a criança pode desenvolver-se, ou ampliar outras funções psicológicas que possam suprir essa deficiência.
( ) Lev Vigotski, assim como Freud e Piaget, entende o desenvolvimento humano em fases ou estágios. Também contribuiu com o estudo e as definições acerca dos mecanismos de defesa para constituir um desenvolvimento saudável e pleno.
( ) Vigotski também contribuiu com a compreensão sobre a linguagem, emoções, pensamento entre outras. Destas, deu uma importância especial para a linguagem, visto que era ela que faz com que nos apropriamos da cultura e nos constituímos enquanto seres humanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V.
b.
F – V – V.
c.
F – V – F.
d.
F – F – V.
e.
V – V – F.
Respostas
respondido por:
45
a. V – F – V.
Dentre as opções, somente a II encontra-se incorreta, uma vez que Vygotsky não considerava o desenvoimento humano em estágios, como Piaget, Wallon e Freud, mas baseado principalmente na importância da interação social.
No mais, a neuroplasticidade mostra-se como uma peça fundamental no desenvolvimento e tratamento de doenças de desenvolvimento, resultando na capacidade do individuo de se reintegrar a sociedade.
leilaneduarte:
obrigada!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás