A noção de “tempo é dinheiro” simboliza o que se esperava da indústria mecânica em meados do século XVIII. Acerca dessa expressão, analise as afirmações abaixo: I. A sociedade já estava adaptada ao ritmo de trabalho exigido dentro das fábricas. Por essa razão, a disciplina era amena. II. Na maquinofatura, a produção dependia da tecnologia, cuja eficiência era medida pela quantidade produzida e pela economia na produção. III. As máquinas movidas a vapor aumentaram a velocidade da produção. A função do trabalhador era alimentar a máquina e zelar por seu funcionamento. IV. A expressão "tempo é dinheiro" também pode ser relacionada ao ritmo de trabalho das fábricas e à rígida disciplina imposta nas mesmas. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II. Alternativa 2: II e III. Alternativa 3: I, II e III. Alternativa 4: I, III e IV. Alternativa 5: II, III e IV. Questão 4 de 10
Respostas
respondido por:
2
I é falsa. Em meados do Século XVIII o ritmo de trabalho fabril era uma novidade, e a adaptação foi feita por meio da imposição de um ritmo fortemente punitivo.
II, III e IV são verdadeiras. O homem era, então, o "apêndice" da máquina, o que fez crescer cada vez mais o tipo alienado de trabalho, perdendo espaço o trabalhador que dominava todas as etapas da produção. Também ganhou espaço então uma noção fortemente disciplinar da vida produtiva, em que se buscava determinar fortemente a atuação dos empregados.
É correta a alternativa 5.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás