Para que o Império brasileiro fosse efetivamente consolidado, D. Pedro I teve que priorizar algumas ações voltadas à construção do país. Explique cada uma das ações tomadas, apresentando a sua importância no contexto histórico do Primeiro Reinado.
a) Reconhecimento internacional:________________________________________________________
b) Posse do território:__________________________________________________
c) Desenvolvimento da economia: ________________________________________
d) Elaboração de uma constituição:_______________________________________
Respostas
A) Para que uma nação seja considerada soberana, é necessário o seu reconhecimento perante a comunidade internacional, como um pressuposto de existência.
B) O território também é necessário, uma vez que não há Estado sem território estabelecido em determinados limites.
C) O desenvolvimento da economia é o principal de como aquele Estado será mantido, suas questões organizacionais, entre outros.
D) A elaboração de uma constituição garante legitimidade ao governo, além de estabelecer limites à atuação estatal e garantir direitos.
Resposta:
a) As relações internacionais, como alianças comerciais, militares e políticos só poderiam ocorrer com o reconhecimento da independência do Brasil por parte de outros países.
b) Para consolidar o poder político D. Pedro precisou lidar com os focos de oposição, que ameaçaram fragmentar o território nacional. Assim, combateu movimentos no Norte e no Nordeste do país e na Região Cisplatina, que buscava a emancipação política desde 1821.
c) A economia deveria ser desenvolvida para amenizar as consequências da crise econômica que assolava o Brasil na época da emancipação política. Nesse momento, a economia brasileira sofria com a concorrência no comercio do açúcar, do charque e do couro, e a extração de ouro e de pedras preciosas estava em decadência.
d) Um dos aspectos essenciais para que a nova nação se firmasse era a elaboração de uma constituição. No texto do documento governante poderia vetar as decisões de outras instâncias do poder
Explicação:
A pró corrigiu