Você saberia dizer por que decidiu mudar de emprego? Por que se apaixonou pelo melhor amigo do seu namorado? Por que está triste hoje? E outras tantas perguntas que poderiam nos ser feitas, e as respostas, na maior parte das vezes, são apenas aceitáveis. Você pode também errar nas nossas autoexplicações, considerar fatores que têm pouca importância ou dramatizar outros fatores menos prováveis. Então, surge uma questão: o que nos faz felizes ou infelizes? Assinale a alternativa correta a respeito da possibilidade de prever o seu próprio comportamento.
Respostas
Resposta:
b) O ser humano é mau previsor do que irá fazê-lo feliz.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A previsão do seu próprio comportamento, na maioria dos casos, é errônea. O ser humano é um mau previsor do que irá o fazer feliz. O que os estudos dos pesquisadores concluem sobre a previsibilidade do seu próprio comportamento é que na maioria das vezes as pessoas erram e as estimativas de seus amigos serão sempre mais prováveis e precisas. Estudos de “previsão afetiva” (Wilson & Gilbert, 2003) revelam que as pessoas têm maior dificuldade para prever a intensidade e a duração de futuras emoções. Erra-se porque o autoconceito inclui as aspirações do que se quer ser no futuro.
Resposta:
Alternativas:
a) É impossível predizer o que vai nos acontecer.
b) O ser humano é mau previsor do que irá fazê-lo feliz.
c) As estimativas de meus amigos geralmente são errôneas.
d) Um dos erros mais comuns na previsão do comportamento é superestimar quanto tempo será levado para terminar uma tarefa.
e) Eu não consigo prever as ações de outra pessoa.
Alternativa correta b.
Explicação:
Na maioria das situações, a previsão do próprio comportamento é equivocado.
Pesquisadores concluem sobre a previsão do seu próprio comportamento que na maioria dos casos as próprias pessoas erram e as estimativas assertivas são dos amigos.