• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danielefernanda3
  • Perguntado 7 anos atrás

"Como sabemos, o capitalismo é, para Weber, a forma mais elevada de racionalização. Numa sociedade capitalista-racional burocrática, os indivíduos distinguem-se pelas suas qualificações (havendo necessidade de ‘funcionários especializados’, ‘profissionalmente mais informados’): a educação é o elemento que contribui para a seleção social, é um dos recursos possíveis para se manter – ou melhorar – o status (e quanto mais reduzido for o grupo, maior o prestígio social dos seus membros). Também para Weber, tal como para Durkheim, a educação é um processo de socialização permanente, constante (que, para além da escola, se consubstancia igualmente na família), de reprodução e manutenção social" (LOPES, 2012).

Respostas

respondido por: AnaSantos8705
0

Resposta: as afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

I. Na perspectiva weberiana a escola, assim como outras instituições sociais, foi fortemente influenciada pelo processo de racionalização do mundo.

II. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e das cidades, os objetivos da instituição escolar passaram a ser formar indivíduos cada vez mais especializados.

Perguntas similares