De acordo com Omar Calabrese, o conceito de natureza-morta tem origem alemã, na palavra Stillleben, cuja proximidade e tradução ao italiano seria oggetti de fema, ou seja, objetos imóveis. Para ele, não se trata de objetos imóveis, mas de "coisas que ficaram paradas num instante". Considere as frases abaixo sobre a natureza-morta: I. Com o gênero da natureza-morta o formato da pintura passa a ser de dimensões relativamente pequenas, em que a escala dos objetos representados aproxima-se da proporção de 1/1 em relação aos objetos reais. II. A natureza-morta não costuma ter horizontes: o fundo é coberto por uma superfície opaca, por uma parede, por qualquer elemento material ou por uma névoa. III. A iluminação passou de natural a artificial ou, até, se introduz na própria representação (por exemplo, a vela que vai se consumindo). IV. A luz artificial torna o fundo muito perceptível e, por isso mesmo, contribui para ampliar a distância e perspectiva.
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Resposta: Afirmativas corretas.
I. Com o gênero da natureza-morta o formato da pintura passa a ser de dimensões relativamente pequenas, em que a escala dos objetos representados aproxima-se da proporção de 1/1 em relação aos objetos reais.
II. A natureza-morta não costuma ter horizontes: o fundo é coberto por uma superfície opaca, por uma parede, por qualquer elemento material ou por uma névoa.
III. A iluminação passou de natural a artificial ou, até, se introduz na própria representação (por exemplo, a vela que vai se consumindo).
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9
Resposta:
Apenas I, II e III estão corretas
Explicação:
Tendo em vista que o fundo não é claro nas representações de natureza morta, segundo o autor
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