Uma concentração geográfica de empresas de um mesmo setor de atividade e organizações correlatas – como fornecedores de insumos e serviços, instituições culturais e de ensino, associações de classe – que competem, mas também cooperam entre si. A definição de cluster, do especialista norte-americano Michael Porter, resume a essência dessa metodologia de gestão adotada com sucesso por diferentes setores da economia e em diversos países. Porém, é necessário conhecer alguns de seus melhores exemplos para se ter a noção exata dos surpreendentes resultados. Para começar, a evolução do cluster não envolve apenas as empresas do setor em questão, mas sim um agrupamento de atores empresariais e institucionais de segmentos distintos. Outro fato importante, destacado na definição de Porter, é a união de empresas concorrentes para um bem comum, que continuam disputando o mesmo mercado, mas que cooperam em metas que trazem ganhos mútuos – como por exemplo, a participação em feiras, o compartilhamento de fretes etc. –, aumentando a produtividade das empresas sediadas na região e estimulando a formação de novos negócios para fortalecimento do cluster. Segundo Porter, apesar de os clusters existirem como conceito há centenas de anos, eles se tornaram essenciais e muito mais abrangentes no século 21, abrigando não somente grupos de indústria, mas também as empresas de serviços e até universidades. Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O cluster tem resultados mais efetivos quando aplicado em grandes centros visto a quantidade de empresas na região. PORQUE II. A competitividade entre empresas não é um aspecto que impede a formação de clusters em um setor da economia. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
11
A alternativa 1) é a correta.
A vantagem competitiva é um ou mais métodos que uma empresa emprega para ter vantagem sobre as demais empresas do mesmo mercado ou de mercado similares.
Algumas empresas como as citadas nas afirmações conseguiram criar vantagens competitivas tão gigantescas, que é quase impossível outra empresa ganhar.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás