1)
"No século XIX, a Europa presenciou amplo desenvolvimento tecnológico e industrial, que permitiu sua evolução econômica e a afirmação como o continente mais poderoso do mundo até a Primeira Guerra Mundial. Ao mesmo tempo em que crescia internamente, o continente se expandia para fora de seus domínios, conquistando terras, pessoas e novas riquezas na África e Ásia, numa reedição do colonialismo do Antigo Regime. No entanto, não bastava conquistar tais territórios e impor uma dominação à força em suas populações: era preciso justificar a razão daquele domínio e gerar um argumento incontestável. Para tal fim, os pensadores e intelectuais europeus utilizaram-se do conceito de ciência, tido como um saber superior e acessível a poucas pessoas. A explicação ficava clara: os europeus, donos da ciência e do desenvolvimento, se dirigiam àquelas novas terras para "salvar" suas populações do estado de barbárie e abandono em que estavam. Justificava-se o Imperialismo por meio de argumentos científicos, baseados na superioridade técnica e racial do europeu branco sobre o negro africano e o asiático: cientificamente falando, o europeu tinha o direito de dominar os novos colonos porque era de uma civilização mais avançada, dado o desenvolvimento que mostrava e o poder de seu conhecimento. Esta forma de se compreender o mundo, isto é, baseada no cientificismo que transforma as realidades sociais, frutos de uma certa ordem histórica que nunca é absoluta, em verdades absolutas e incontestáveis porque comprovadas pela ciência, tornou-se em pouco tempo a tônica de todo o pensamento do Velho Continente, espalhando-se para diversos campos do saber. "
É no século XIX que a historiografia realmente acontece como uma expressão da ciência , pois, nesse século, ela passa, de forma decisiva, a sofrer influência das teorias que os historiadores europeus desenvolveram para a escrita da história.
Considerando esse contexto, são princípios norteadores da Escola Metódica
Alternativas:
a)
a racionalidade, a intencionalidade e a cronologia
b)
a subjetividade, a intencionalidade e a cronologia
c)
a racionalidade, a parcialidade e a cronologia
d)
a subjetividade , a imparcialidade e a cronologia
e)
a racionalidade, a intencionalidade e a história oral
2)
O processo de constituição da História como disciplina científica passa pelo empenho de intelectuais que buscavam não apenas delimitar sua área de atuação, mas também lhe conferir autonomia.
Tendo em vista esse processo, analise as afirmativas:
I. O primeiro movimento foi caracterizado pelo afastamento em relação às Ciências Sociais, como forma de conferir autonomia ao campo.
II. Os historiadores afirmam o caráter complementar da História em relação às Ciências Sociais até hoje.
III. Depois de efetivada enquanto campo científico, a História estabeleceu um consenso metodológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas a afirmativa I está correta.
d)
Apenas a afirmativa II está correta.
e)
Apenas a afirmativa III está correta.
3)
Atualmente, já como disciplina científica consolidada, a História estabelece não apenas diálogo com outras disciplinas, mas também discussões internas entre as diferentes perspectivas metodológicas. Contudo, antes disso, historiadores procuraram delimitar precisamente o objeto e o método propriamente histórico.
Tendo em vista os momentos iniciais dos estudos de História, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Escola Metódica se caracterizou pela busca intensa por fontes documentais como objeto da História.
( ) Durkheim pode ser considerado como um dos pais da história por sua iniciativa de sistematização metodológica.
( ) O Materialismo Histórico entre outras coisas propõe uma história que enfatiza o desenvolvimento das lutas de classe e a evolução dos chamados “modos de produção”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V
b)
V - F - F
c)
V - V - V
d)
F - F - V
e)
V - V - F
4)
A Teoria do Reflexo é uma das influências de Leopold Von Ranke sobre o Historicismo Francês e embasa a proposta de neutralidade e de afastamento do historiador de todo tipo de especulação.
Tendo em vista as ideias do Historicismo Francês, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Uma das ambiguidades do historicismo francês é recomendar a neutralidade e ao mesmo tempo apoiar grupos políticos.
( ) Os Manuais históricos produzidos por essa vertente pode ser associado a um projeto de construção nacional.
( ) O Historicismo francês procura se aproximar do providencialismo cristão, apesar de sua neutralidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - F
b)
V - F - F
c)
V - V - V
d)
F - V - F
e)
F - F - F
Respostas
1.a 2.d 3.a 4.e
Com o objetivo de contar ao mundo os grandes feitos de França e, com grandes críticas aos textos romancistas de então, os princípios que guiam a Escola Metódica são (a) racionalidade, intencionalidade e cronologia.
A ciência da história desenvolveu-se apenas no século XIX. Não existindo um consenso metodológico, no entanto, é consensual a complementaridade desta relativamente às ciências sociais. Assim, temos (d) apenas a alternativa II correta.
A Escola Metódica atribuiu um valor essencial ao documento na pesquisa histórica.
Durkhein é considerado um dos fundadores da sociologia moderna.
O materialismo histórico que relaciona o estudo da sociedade, economia e história, defende que a evolução das sociedades se deu pelos confrontos entre as diferentes classes sociais.
Assim temos (a) V - F - V
O historicismo referencia as diferenças entre o Home e a natureza e as ciências naturais e as ciências humanas, em que o saber é um reflexo da realidade objetiva. Por outro lado, o providencialismo é a crença filosófica de que o Homem é apenas um objeto nas mãos de Deus, ou seja, tudo acontece pela vontade de Deus.
Assim temos, (e) F - F - F
Resposta:
RESPOSTA CORRETA AAP1 é AACA