distinguir a perspectiva de platão (natureza) da concepção de rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
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Na perspectiva Platônica, o homem, como ser político, se distingue em uma justa desigualdade, isto é, a sociedade civil origina-se e justifica-se pelo fato de que sozinho ninguém pode ser suficiente ou bastar-se. Satisfazer todas as necessidades é associar-se e co-dividir as várias ocupações e habilidade.
Porém, Platão concebeu uma teoria política baseada na existência de três tipos de caráter que moldam as almas e seu equivalente justo dentro de uma hierarquia social:
O caráter concupiscível, o tipo de alma onde prevalece os desejos e as paixões mais animais, atributo dos artesãos e trabalhadores em geral.
O caráter irascível, é o tipo de alma em que prevalecem os impulsos de ira e cólera, a agressividade e a força, atributos para um soldado.
O caráter racional é o tipo de alma, em que predomina a razão e atributo dos governantes e legisladores.
Para Rousseau, na espécie humana distingui-se em duas modalidades de desigualdade: natural ou física e moral ou política. A primeira consiste nas diferenças de idade, sexo, saúde ou força, enquanto a segunda nas diferenças de privilégios que uma parte goza em detrimento de outros, como ser mais rico, respeitado ou poderoso.
O homem em seu estado de natureza, o homem selvagem basta-se a si próprio, tem poucas paixões, como sexo, fome e dor e nenhum vínculo, ou seja, não tem nenhuma necessidade de seus semelhantes, assim como nenhum desejo de prejudicá-los.
Porém, no instante em que o homem teve necessidade do auxílio de outro, surge a concorrência e a rivalidade, a oposição de interesses e o desejo oculto de alcançar proveito à custa de outros, são os primeiros efeitos da propriedade e da desigualdade nascente.
Rousseau conclui que a desigualdade, sendo quase nula no estado de natureza, deve sua força e sua expansão ao desenvolvimento de nossas faculdades e dos progressos do espírito humano. Tornando-se estável e legítima, através da livre concordância, pelo estabelecimento da propriedade e das leis.
Bons estudos!