"A mobilidade de elétrons em uma cadeia de substâncias transportadoras libera energia, ocorrendo a síntese de moléculas de ATP. No final, forma-se água, resultante da combinação de hidrogênio e oxigênio."
a) fotossíntese
b) respiração
c) fermentação anaeróbica
d) nitrificação
e) clasmocitose
URGENTEEEE
Respostas
Resposta:
Respiração
Explicação:
Ocorre na terceira fase da respiração celular, denominada "fosforilação oxidativa" ou "cadeia respiratória".
Resumão: NADH + H+ e FADH2 liberam seus elétrons capturados ao longo da glicólise e do Ciclo de Krebs e viram NAD+ e FAD.
Os elétrons passam por uma cadeia transportadora composta de 4 grandes complexos de proteínas nas cristas mitocondriais.
> Ocorre liberação de energia
Parte dela vira calor e outra (eletromotiva) é usada para transporte de H+ através da membrana interna da mitocondria, da matriz até o espaço intermembrana.
>surge o gradiente de prótons.
Esses ions voltam a membrana mitocondrial, criando potencial protomotivo.
Mas para os prótons retornarem eles precisam passar pelo ATP-sintase, e quando eles passam por ela, a mesma produz ATP, pela união de ADP+ fosfato (fosforilação oxidativa)
Produção de ATP a partir do gradiente de prótons = teoria quimiosmótica.
+importante para a sua questão +
Quando os ions H+ retornam à matriz mitocondrial, eles se combinam com os elétrons do final da cadeia transportadora e com o gás oxigênio (O2) para formar moléculas de H2O (por isso o termo oxidativa, pois o oxigênio encerra o processo)
Se não houver a presença do oxigênio, restam apenas os hidrogênios que deixam a célula ácida e causam o falecimento do organismo.