5) Veja bem meu patrão como pode ser bom Você trabalharia no sol E eu tomando banho de mar Luto para viver, vivo para morrer Enquanto minha morte não vem Eu vivo de brigar contra o rei Com base no trecho da música e a obra de E. P. Thompson sobre a classes subalternas, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Os grupos subalternos não possuiam capacidade de contruirem sua própria história e por isso não são considerados agentes históricos. b) E. P. Thompson opõe-se a uma leitura da história que lança as classes subalternas à categoria de “vítimas acidentais da história”. c) O historiador registrava as soluções das análises realizadas sobre as classes operárias estavam focadas em entidades da Igreja que eram quem produziam os documentos sobre o tema. d) O simples estudo quantitativo - de mudanças de preço, no padrão de vida, de deslocamentos-, seria suficiente para demonstrar as alterações no modo de vida dos milhões de indivíduos. e) A letra da canção comprova o ideal de Thompson sobre a total submissão do subalternos à classe dominante.
Respostas
respondido por:
2
De acordo com o trecho citado, é possível perceber que os subalternos tentavam sim mudar de vida, mudar seus padrões de submissão, contestando o rei enquanto a situação de exploração não mudasse.
É possível perceber essa afronta já na primeira estrofe, quando fala-se “você trabalharia no sol e eu tomando banho de mar”, afirmando que ele desejaria que o rei passasse um dia em sua pele.
A alternativa correta é a B.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás