Um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter é uma marca reconhecida, que atrai consumidores só pelo nome. Porém, certas circunstâncias podem pedir mudanças nessa identidade. Alguns negócios não resistem às modificações e fecham as portas, mas as histórias de sucesso se tornam cases de reposicionamento de marca.
Normalmente, isso é feito para alcançar um ajuste no público-alvo: seja para readequar a marca ao desejo deste ou mudar completamente de foco. Com isso, aumentam-se as vendas e o caixa das empresas ganha um fôlego, especialmente em crises.
[...] A seguir, vamos mostrar alguns cases de marketing em que empresas conseguiram fazer isso com sucesso.
Reserva
Rony Meisler, CEO e fundador da marca de roupas Reserva, inspirava-se em marcas como Patagônia, com sua consciência ambiental, e Toms, que a cada calçado que vende doa outro para uma criança de país subdesenvolvido.
Com sua empresa, Meisler procura exercer o capitalismo consciente, que se manifesta principalmente com a campanha 1P=5P, ou uma peça = 5 pratos. A cada peça vendida na Reserva e Reserva Mini, são entregues cinco pratos de comida para quem tem fome.
Isso só é possível porque a empresa tem muito claro que seu propósito é ajudar na construção de um país mais justo.
Neste artigo publicado no LinkedIn Pulse, Meisler fala sobre outras ações interessantes da empresa, como incentivo à produção local, usar campanhas para dialogar sobre questões sociais em vez de vender produtos e investimentos na capacitação de seus colaboradores.

Grendene
Carro-chefe da gigante Grendene, a Melissa surgiu no ano de 1979. Até meados dos anos 90, ela seguiu sem grandes mudanças no seu produto principal: o clássico modelo melissa aranha que conseguia ter boas vendas graças à ajuda de novelas e ao forte apelo ao público jovem.
Porém, em 1994, iniciou-se uma campanha de reposicionamento de marca, com o foco em criar mais modelos para incentivar o consumo e perpetuar o uso das melissas durante a vida da mulher, e não apenas na adolescência.
Em um primeiro momento a melissa aranha ganhou mais cores e glitter. Logo em seguida, começaram a surgir novos modelos, como os chinelos e sapatilhas, assim como as parcerias com designers renomados do mundo todo. Além disso, top models como Claudia Schiffer desfilaram com exclusividade para a marca no Brasil.
Atualmente, a Melissa não só se estabeleceu entre uma das marcas de calçados preferidas entre as brasileiras, como se dá ao luxo de cobrar até três vezes mais do que suas cópias.
As lojas da marca também receberam um redesign, colaborando com a imagem fashion proposta, e há pontos de venda em grandes centros de moda como a Oscar Freire, Nova York e Paris. Mais um case de reposicionamento que deu muito certo ao fazer o upgrade da marca.
[...] Um bom case de marketing, mesmo não sendo 100% replicável, sempre tem muito a ensinar. As melhores histórias são aquelas que seguiram um percurso diferente, ainda não explorado, ou se expuseram ao risco.
Muito bem, estimado aluno, agora é com você:
Interprete o texto e comente sobre o que é e quais as utilidades de uma marca para uma empresa, e o que significa realizar um reposicionamento de marca.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
13

A marca é um símbolo de extrema importância que representa um produto ou um serviço em relação ao seu público alvo, é através da marca que ocorre o impacto na mente dos consumidores e as fazem lembrar de um determinado produto ou serviço.

As marcas se classificam em grupos diversos, considerando a natureza das mesmas. Uma marca de produto é utilizada para a diferenciação de produtos similares de origens diferentes e a marca de serviço é utilizada para a diferenciação de serviços de origens diferentes.

Bons estudos!

respondido por: dudupussieldi
1

Resposta:

asssssssssss

Explicação:

Perguntas similares