Respostas
Resposta:
Resposta:
Mudanças climáticas são variações ou alterações climáticas que pode ocorrer em escala regional ou global. Estas variações diz respeito a mudanças de temperatura, ocorrências de chuvas, por exemplo.
As causa podem ser naturais ou antrópicas, as mudanças provocadas por causas antropogênicas acontecem devido ao excessivo lançamento de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis.
As consequências dessas variações climáticas já podem ser sentidas em várias partes do planeta: aumento dos eventos extremos climáticos, tempestades tropicais, furacões, secas, onda de calor extremo, por exemplo. Outros fatores que são observados são o aumento do nível do mar e derretimento das calotas polares.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC foi estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial, em 1988. O IPCC tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, e sugerindo maneiras de combater os problemas.
Explicação:
Resposta:
Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas.SITE ANTERIOR SROCCMAIS RECENTES
O IPCC foi criado para fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre mudanças climáticas, suas implicações e possíveis riscos futuros, além de apresentar opções de adaptação e mitigação.
Através de suas avaliações, o IPCC determina o estado do conhecimento sobre as mudanças climáticas. Ele identifica onde há acordo na comunidade científica sobre tópicos relacionados às mudanças climáticas e onde é necessária mais pesquisa. Os relatórios são elaborados e revisados em várias etapas, garantindo objetividade e transparência. O IPCC não realiza sua própria pesquisa.
Os relatórios do IPCC são neutros, relevantes para a política, mas não prescritivos para a política. Os relatórios de avaliação são uma contribuição fundamental nas negociações internacionais para combater as mudanças climáticas. Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Meio Ambiente da ONU) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988, o IPCC possui 195 países membros. No mesmo ano, a Assembléia Geral da ONU endossou a ação da OMM e do PNUMA no estabelecimento conjunto do IPCC .
SEGUE
SE EMPENHAR
Existem muitas maneiras de se envolver com o IPCC.
SABER MAIS
SAIBA MAIS SOBRE O IPCC E SEUS PROCESSOS
Relatórios
O IPCC elabora relatórios de avaliação abrangentes sobre o estado do conhecimento científico, técnico e socioeconômico sobre as mudanças climáticas, seus impactos e riscos futuros e opções para reduzir a taxa em que as mudanças climáticas estão ocorrendo. Também produz Relatórios Especiais sobre tópicos acordados por seus governos membros, bem como Relatórios de Metodologia que fornecem diretrizes para a preparação de inventários de gases de efeito estufa. Saiba mais sobre os relatórios aqui .
VER TODOS OS RELATÓRIOS
Atividades
A principal atividade do IPCC é a preparação de relatórios que avaliam o estado do conhecimento das mudanças climáticas. Isso inclui relatórios de avaliação, relatórios especiais e relatórios de metodologia. Para entregar este programa de trabalho, o IPCC realiza reuniões de seus representantes governamentais, convocando como sessões plenárias do Painel ou dos Grupos de Trabalho do IPCC para aprovar, adotar e aceitar relatórios. As sessões plenárias do IPCC também determinam o programa de trabalho do IPCC e outros negócios, incluindo seu orçamento e linhas gerais de relatórios. O Bureau do IPCC se reúne regularmente para fornecer orientação ao Painel sobre aspectos técnicos e científicos de seu trabalho.
O IPCC organiza reuniões de escopo de especialistas e reuniões dos principais autores para preparar relatórios. Organiza reuniões de especialistas e workshops sobre vários tópicos para apoiar seu programa de trabalho e publica os trabalhos dessas reuniões. Para comunicar suas descobertas e explicar seu trabalho, o IPCC participa de atividades de divulgação organizadas pelo IPCC ou hospedadas por outras organizações e fornece palestrantes para outras conferências.
Mais informações sobre as sessões do IPCC, de seus grupos de trabalho e da Repartição podem ser encontradas na seção Documentação .
CLARO
GRADELISTA
REUNIÃO DE ESCOPO
Reunião de escopo do relatório de síntese do sexto relatório de avaliação
21 de outubro de 2019
Explicação: