• Matéria: Biologia
  • Autor: mimmimbarretop8bp4e
  • Perguntado 7 anos atrás

Quem puder me ajudar, por gentileza... Eu preciso fazer um trabalho de ciências no qual eu devo criar um situação envolvendo a audição (escutar um barulhos alto, alarme, ambulância...) E apontar o que isso causa nos neurônios sensentivos, nos motores, SNC, órgão efetor. Mas eu não sei o que isso causa em cada um

Respostas

respondido por: meninoallison
4

Vamos supor que exista uma situação em que, dentro de um prédio, haja um incêndio e o alarme dispare. Você, por ter capacidade de transdução, ouvirá o alarme.

A transdução é o fenômeno biológico de transformação de uma manifestação química ou física para a linguagem biológica. O som é formado por ondas mecânicas (logo, é um agente de natureza física) e que, por meio do aparato do que chamamos de audição, transforma tais ondas em um sinal que pode ser reconhecido pelo corpo humano.

Assim, essa onda do alarme vai ser recebida pelo pavilhão auditivo, que transportará essa mensagem para os neurônios sensitivos, ou seja, que vão sentir a informação. Essa informação vai ao sistema nervoso central (SNC), local em que será interpretada e que poderá gerar algum estímulo. No caso, o seu trabalho pede uma relação entre neurônios motores e órgãos efetores. Os neurônios motores são responsáveis pela interação do sistema nervoso com os órgãos efetores, que geralmente são músculos ou glândulas. Assim, nessa situação do alarme, podemos imaginar que o barulho era tão extremo que o seu cérebro geral um ato reflexo de tampar os ouvidos para diminuir a incidência das ondas, isso enviando um sinal para os neurônios motores e chegando aos órgãos efetores (no caso, músculo).

Assim, a ordem é: neurônios sensitivos ⇒ SNC ⇒ neurônios motores ⇒ órgão efetor.

Perguntas similares