• Matéria: Física
  • Autor: serginhocarlos
  • Perguntado 7 anos atrás

Em relação ao tiristor SCR, marque a(s) alternativa(s) correta(s).

a) O SCR é um componente eletrônico semicondutor de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados Anodo e Catodo e o terminal de controle denominado gatilho.

b) Quando não está em condução, o SCR recebe toda a tensão presenta na entrada (entre os terminais de anodo e catodo) até que ocorra um novo disparo.

c) O SCR é um componente que pode estar polarizado diretamente ou reversamente. Quando polarizado diretamente, basta dar um pulso no gatilho para que o SCR entre em condução. Quando polarizado reversamente, mesmo com um pulso no gatilho o SCR não entra em condução.

d) Para a manutenção do SCR é necessária uma corrente mínima. O SCR continua em condução até que sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, ocasionando seu desligamento.

e) A máxima corrente elétrica permitida entre Anodo e Catodo (Iak) de um SCR é determinado pelo fabricante. O SCR pode vir a queimar caso a corrente ultrapasse este valor máximo.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
2

A alternativa correta é a a) O SCR é um componente eletrônico semicondutor de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados Anodo e Catodo e o terminal de controle denominado gatilho.

O retificador controlado de silício é um tipo de tiristor formado por quatro capas de material semicondutor com estrutura PNPN ou bem NPNP.

O SCR ou Diodo Controlado de Silício é um dos componentes mais importantes nas aplicações em que esteja envolvido o controle de cargas de potência de altos valores a partir da rede de energia. Funcionando como um interruptor acionado eletronicamente ele facilmente supera seus equivalentes mecânicos, por sua velocidade, sensibilidade e capacidade de operar com tensäes e correntes elevadas.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares