Qual a relação entre o princípio da causualidade, o primeiro motor de Aristóteles, o Big-Bang e Jéova deus Judaico-cristão?
Respostas
A relação entre o princípio da causalidade, o primeiro motor de Aristóteles, o Big-Bang e Jeová, o deus Judaico-cristão é a explicação da origem, do início do mundo e do universo.
O Primeiro Motor, em Aristóteles, é o que move sem ser movido, sendo a causa do movimento das estrelas e das esferas celestes. Ele é necessário existe de um único modo e não pode ser de outro; é eterno, incorruptível e imóvel.
O Primeiro motor opera como causa final pela atração do amor, o que Aristóteles chama de Théos, ser supremo e forma pura sem matéria.
A teoria do Big Bang foi formulada no início do século XX. Defende o surgimento do Universo a partir de um estado extremamente quente e muito denso há aproximadamente 13,7 bilhões de anos, que continha toda a matéria e energia comprimida em um único ponto, cuja expansão é comparada a uma grande explosão.
Um bilhão de anos após o início da expansão teria se iniciado a formação das galáxias e das grandes estruturas. Por esse modelo-padrão, após 9,5 bilhões de anos da grande explosão iniciou-se a formação do Sol.
Jeová, o deus Judaico-cristão, é o criador do universo. “No princípio criou Deus os céus e a terra”, então, a partir do nada surgiu um universo e posteriormente, o homem e toda a vida no planeta.
Bons estudos!