• Matéria: Psicologia
  • Autor: selmaloureiro67
  • Perguntado 7 anos atrás

O conceito de assertividade foi caracterizado nas décadas de 1960 e 1970, demonstrando a afirmação dos direitos pessoais e de expressão de pensamentos, crenças, sentimentos de forma direta, honesta e adequada, sem desrespeitar ou invadir o direito de outra pessoa. É uma maneira de se comportar e não diz respeito a comportamentos agressivos e não assertivos.

Respostas

respondido por: erikacristina4845
0

Resposta: Alternativa 4:

I e II, apenas.

Explicação: Paginas 95

Asserção básica: afirmar direitos pessoais,crenças,sentimentos e opiniões.

Asserção empática: antes da afirmação assertiva,coloca-se o reconhecimento da situação ou sentimento do outro.

Observação: A lll esta  errada -->Asserção de confronto: explicar que o outro está se comportando em contradição com o que prometeu.

respondido por: raphaelrv
0

Resposta:

Alternativa 4: I e II, apenas.

Explicação:

I. A asserção básica está relacionada com as opiniões, direitos pessoais, crenças e sentimentos.

VERDADEIRO, vide p. 95 do livro Introdução à Psicologia. “a. Asserção básica: afirmar direitos pessoais, crenças, sentimentos e opiniões. “

II. Na asserção empática, considera-se o reconhecimento da situação ou sentimento do outro.

VERDADEIRO, vide p. 95 do livro Introdução à Psicologia. “b. Asserção empática: antes da afirmação assertiva, coloca-se o reconhecimento da situação ou sentimento do outro.”

III. Na asserção de confronto busca-se uma resposta assertiva mínima, aumentando-se o grau de assertividade no caso das respostas anteriores não funcionarem.

FALSO, vide p. 96 do livro Introdução à Psicologia. “d. Asserção de confronto: explicitar que o outro está se comportando em contradição com o que prometeu.”

(c. Asserção crescente: busca-se, inicialmente, a resposta assertiva mínima e se aumenta o grau de assertividade apenas se as anteriores não funcionarem.)

Perguntas similares